Correio da Manhã Weekend

Drama de Bárbara

O CANCRO É O AUGE DE UM CAMINHO DE PROVAÇÕES MARCADO PELA VIOLÊNCIA, O DIVÓRCIO, O ABANDONO DO FILHO, UMA OPERAÇÃO AO CORAÇÃO, O EXCESSO DE ÁLCOOL E OS TRIBUNAIS. SÓ LHE RESTA O NAMORADO

-

COMO O NAMORADO A APOIA NO ANO MAIS DIFÍCIL DA SUA VIDA

Opior já terá passado no cancro de mama com que Bárbara Guimarães se debate, desde agosto do ano passado. A apresentad­ora foi sujeita a uma cirurgia para remover o tumor e seguiu com os tratamento­s de quimiotera­pia. Neste momento, os ciclos de tratamento terminaram mas Bárbara Guimarães continua aservigi ada eé possível que novo ciclo de tratamento­s se inicie.

O cancro de mama foi o pico de uma série de desgraças que se têm abatido sobre a apresentad­ora de televisão, de 45 anos. Os seus problemas começaram entre quatro paredes quando, em surdina, seria agredida pelo marido, Manuel Maria Carrilho, ao mesmo tempo que se refugiava no consumo de ál- cool. Ninguém sabia de nada, talvez só os mais próximos. Até que o divórcio estalou e começou uma vasta peregrinaç­ão nos tribunais.

Foram muitas audiências, acusações mútuas, enxovalhos em praça pública, num processo longo e desgastant­e, que se prolongou durante cinco anos, entre 2013 e janeiro de 2018, quando Carrilho foi ilibado dos crimes de violência doméstica. Só que a ferida está prestes a ser reaberta. Bárbara Guimarães sente-se injustiçad­a, interpôs recurso a esta decisão jurídica e volta a enfrentar o ex-marido no dia 30 de janeiro. Pelo meio, foi abandonada por Carlos Reis, o advogado que sempre a defendeu neste longo caso. Aliás, o encontro com Carrilho, em tribunal, estava marcado para 9 de janeiro e a data só foi adiada porque a apresentad­ora foi obrigada a arranjar novo advogado.

A FUGA DE DINIS MARIA

Bárbara Guimarães, que está há vários meses afastada da televisão, tem sido confrontad­a com todo o tipo de provações no seu caminho. A primeira e mais marcante, além do divórcio litigioso, foi o abandono de Dinis Maria. Em março de 2016, com apenas 12 anos, o rapaz fugiu de casa da mãe e instalou-se em casa do pai. A apresentad­ora sofreu um imenso desgosto, sobretudo por também ter sido acusada, pelo próprio filho, de ter atitudes impróprias. “Há fumo pela casa toda, bêbada imensas vezes, etc… Se te interessar, posso verte de vez em quando aos fins de semana”, apontou Dinis Maria, numa carta que chegou a supor-se não ter sido es-

BÁRBARA COMPROU UMA CASA EM RIO MAIOR

ONDE PASSA A MAIOR PARTE DO TEMPO

crita pelo seu punho.

A criança, agora com 14 anos e que continua a morar com Manuel Maria Carrilho, acrescenta­va: “Quase não me falas, não te interessas por mim, nem pelo que eu faço… Antes batias-me”. A situação com o menor está sanada e mãe e filho já convivem, mas Bárbara nunca esquecerá o que viveu naquela altura.

Mais recentemen­te, em setembro de 2018, outro problema com o agora adolescent­e, Dinis Maria. O rapaz já fuma e foi visto a fazê-lo na companhia da mãe. De pronto, Manuel Maria Carrilho caiu em cima do assunto. “Isto é horrível, sou contra, absolutame­nte contra. Isto, comigo, nunca aconteceri­a. É completame­nte chocante, não compreendo como isto é possível. Então nestas circunstân­cias da vida dela, nem sei o que dizer...”, avançou o professor, tendo em conta que Bárbara continua a fumar, apesar de ainda não ter debelado, totalmente, o cancro.

OPERAÇÃO AO CORAÇÃO

Meses depois, em janeiro de 2017, a apresentad­ora resolveu ir passar alguns dias de férias a Itália. Aquela que seria uma viagem revitaliza­nte para Bárbara Guimarães também terminou em pesadelo. A apresentad­ora sentiu-se mal e acabou mesmo por ser submetida a um cateterism­o, uma pequena cirurgia, ao coração. “A Bárbara foi duas vezes ao hospital devido a problemas de ansiedade. Sentiu-se mal em Itália, fomos a um hospital perto de Milão e os médicos queriam operá-la”, explicou, na época, Joana Lemos, amiga íntima e companheir­a de viagem da apresentad­ora. “Ela não quis fazer a cirurgia lá e decidiu viajar para Portugal. Chegámos, fomos de imediato para o Hospital da Luz, onde foi assistida pelo cardiologi­sta Francisco Pereira da Silva. O coração dela não estava bem e foi sujeito a um cateterism­o”, revelou a empresária.

ÁLCOOL E DESCONTROL­O

Ainda em 2017, Bárbara Guimarães passou por um dos mais escandalos­os episódios da sua vida pública. Tudo aconteceu em outubro, em Alcácer do Sal, onde estava com o namorado, o antigo forcado Carlos Pegado. Após um jantar e serão bastante regado, a apresentad­ora e o namorado terão tido um arrufo que deu cabo dos nervos à apresentad­ora.

O álcool foi o combustíve­l para a atitude que se seguiu, descontrol­ada e imprudente, de Bárbara Guimarães. Passava das três da manhã quando a apresentad­ora se sentou ao volante do seu jipe e, ao tentar sair do parque de estacionam­ento do hotel, acabou por abalroar e provocar estragos em diversos veículos que ali estavam estacionad­os. As câmaras de videovigil­ância captaram esses instantes. A GNR foi acionada e chamada ao local. Bárbara fez o teste do balão e acusou uma taxa de 2,8 g/l de álcool no sangue. A elevada quantidade de álcool, com respetiva condução do carro, perfaz o crime de condução sob o efeito do álcool e pode ser condenado com prisão até um ano. Bárbara Guimarães conseguiu ficar ‘apenas”’seis meses inibida de conduzir.

A apresentad­ora, que sempre foi apelidada de alcoólica pelo ex-marido, assumiu o que fez. Eram por demais as evidências. “Na madrugada do referido dia 8, entrei no meu carro estacionad­o num parque de estacionam­ento de um hotel a essa hora totalmente deserto, e embati em alguns veículos que se encontrava­m estacionad­os nas imediações”.

NAMORADO É O ÚNICO REFÚGIO

Bárbara Guimarães e Carlos Pegado conheceram-se, através de amigos em comum, no início de 2017. O casal não se escondeu e o namoro acabou por ser descoberto. Contudo, só um ano depois, durante a gala dos Globos de Ouro, em maio de 2018, o casal assumiu publicamen­te a relação. Bárbara chegou ao Coliseu dos Recreios acompanhad­a pelo antigo forcado e, se dúvidas restassem quanto à existência de uma relação, ainda por cima sólida, ficaram dissipadas.

Carlota, a filha mais nova de Bárbara e Carrilho, foi das primeiras pessoas a conhecer o namorado da mãe, com quem manifestou logo uma grande empatia. Entretanto, a apresentad­ora comprou uma casa em Alcobertas, Rio Maior, e por lá passa muito do seu tempo livre. De tal modo que até chegou a procurar escola para a filha naquela zona. O imóvel de luxo tem seis quartos e piscina.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal