Correio da Manhã Weekend

Pais de militar esperam 18 anos por indemnizaç­ão

DISPARO r Carlos Man el Soeiro, militar da Força Aérea, foi baleado acidentalm­ente por colega PROCESSO r Autor do disparo mortal foi condenado a pagar 103 mil euros à família da vítima

- ANA ISABEL FONSECA NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

Foi uma longa e penosa batalha na Justiça, mas os p ais de Carlo s Manuel Soeiro - um militar da Força Área que morreu baleado há 18 anos - nunca desistiram. Vão agora receber uma indemnizaç­ão de 103 mil euros. O valor atribuído foi confirmado numa decisão do Supremo Tribunal de Justiça e terá de ser pago pelo autor do disparo mortal. Carlos Manuel, de 19 anos, foi baleado acidentalm­ente por um colega quando estava na Base Aérea do Montijo.

No recurso para o STJ, o autor do disparo alegava que deveria ser o Estado a suportar o paga

ACÓRDÃO DIZ QUE CASAL VIVE ATORMENTAD­O COM A MORTE DO FILHO

mento. Os juízes conselheir­os confirmara­m, no entanto, os entendimen­tos das decisões anteriores e considerar­am que quando a vítima morreu não se encontrava no exercício das suas funções.

A morte ocorreu a 8 de novembro de 2001, quando os dois militares estavam a conversar num corredor da Base Aérea do Montijo. Para tentar exemplific­ar uma situação ocorrida no dia anterior, o arguido pegou na arma. Nessa altura apontou a pistola em direção à parede e puxou a corrediça, tendo-se dado o disparo. O projétil fez ricochete na parede e atingiu depois a vítima, que morreu já no hospital.

A decisão agora proferida pelo Supremo Tribunal de Justiça dá ainda como provado que a morte do jovem causou aos pais “uma dor e angústia profundas” e que ainda hoje aqueles vivem atormentad­os “por não conceberem a morte do seu filho nas condições em que a mesma teve lugar”.

 ??  ?? Carlos e Augusta Soeiro, pais do jovem baleado, fotografad­os em 2005 quando o processo estava numa fase inicial
Carlos e Augusta Soeiro, pais do jovem baleado, fotografad­os em 2005 quando o processo estava numa fase inicial
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal