Correio da Manhã Weekend

DUAS MARIAS QUE SABEM DAR CONSELHOS

Mercearia no Porto oferece produtos que não se encontram na moderna distribuiç­ão

- POR EDGARDO PACHECO

Com o ritmo de nascimento de de lojas ditas gourmet,

um cidadão exigente em matéria de comidas e bebidas fica algo baralhado na hora de escolher o poiso certo.

Se é certo que a proximidad­e física da loja é um item determinan­te, nós, que andamos nisto há muito tempo, pensamos sempre sempre a partir de três variáveis: a) produtos de pequenos criadores e não disponívei­s nos locais tradiciona­is e, b) uma mistura de competênci­a técnica e paixão de quem está ao balcão.

Quando vou a uma mercearia fina (conceito mais interessan­te do que gourmet) e dou de caras com alguém que tanto pode aconselhar um vinho como recomendar um lenço para combinar com um qualquer blazer, fico de pé atrás. Eu gosto é de gente que, perante um produto desconheci­do, me conte a história deste, do seu terroir e de quem criou a coisa.

Ora, no recém-inaugurado Pátio d’as Marias, na rua da Cedofeita (Porto) encontramo­s duas Marias (a Maria Eunice e a Guilhermin­a Maria) com quem é um gosto conversar sobre vinhos, queijos, compotas, enchidos, azeites ou bacalhau e que - por serem mulheres do Norte - espalham alegria por t o do o lado . Não mos t r am aquele sorriso estudado e ridículo misturado com o cliché do - mal metemos um pé na loja - “posso ajudar?!”. Nada disso. Deixam-nos entrar no espaço, bisbilhota­r à vontade, ver rótulos e preços para, só depois, darem um sinal da sua presença. Um luxo. E vamos imaginar que o cliente faz perguntas difíceis (há sempre gente que quer saber se a casta Côdega do Larinho é mais do Cima Corgo ou do Douro Superior ou se o leite usado no queijo Nisa é cru ou pasteuriza­do). Neste caso o que podemos ouvir da boca das duas Marias é uma reposta certeira ou, em caso de dúvida, “não sei”, logo seguido de “vou saber e depois informo-o”.

Mina e Eunice fazem questão de assumir que não sabem tudo sobre todas as famílias de produtos à venda na loja, ainda por cima quando a criativida­de no setor agroalimen­tar dá origem a produtos novos quase todos os dias. “Mas uma coisa é certa: ninguém ficará sem resposta”, diz Mina.

Além da loja na movimentad­a rua da Cedofeita, o Pátio d’as Marias tem uma cave luminosa onde os clientes podem, ao final do dia e com marcação prévia, provar o que se vende por ali, tudo acompanhad­o com vinhos bem selecionad­os por alguém que sabe muito deste assunto.

A loja promove criações de pequenos produtores

 ??  ?? O Pátio d’as Marias está na Rua da Cedofeita, 269 e funciona entre as 10 e as 20h. Eventos fora de horas terão de ser agendados
O Pátio d’as Marias está na Rua da Cedofeita, 269 e funciona entre as 10 e as 20h. Eventos fora de horas terão de ser agendados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal