Correio da Manhã Weekend

FISCO AMEACA DEVEDORES COM FALENCIA

MEDIDA visa vender património e utilizar a receita para pagar as dívidas

- ANTÓNIO SÉRGIO AZENHA NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

OBJETIVO É ATINGIR META DA COBRANÇA COERCIVA FIXADA PARA 2019

ADireção de Finanças do Porto quer avançar com o pedido de insolvênci­a dos chamados devedores incorrigív­eis, como forma de garantir a meta da cobrança coerciva para 2019. Com a falência desses devedores, o Fisco do Porto poderá vender o património desses contribuin­tes e utilizar a receita daí resultante no pagamento das dívidas. Depois da polémica sobre as operações Stop para cobrança de dívidas, esta solução é vista como “uma medida extremamen­te radical, que põe em causa a atividade produtiva”, segundo o fiscalista Tiago Caiado Guerreiro.

O plano de atividades das Finanças do Porto identifica os meios que, na área da Justiça Tributária, a Divisão de Gestão da Dívida Executiva (DGDE) utilizará para atingir a meta da cobrança coerciva, em 2019. “Para assegurar os níveis de eficácia que se têm vindo a alcançar ao nível da cobrança coerciva”, a DGDE irá, por exemplo, “promover a elaboração de informação com vista ao pedido de insolvênci­a do devedor, com observânci­a das instruções sancionada­s superiorme­nte.”

O documento não indica o tipo de contribuin­te que será alvo do pedido de falência. Para Tiago Caiado Guerreiro, esta medida indica que, “por responsabi­lidade política, há uma grande pressão fiscal sobre as empresas.” Paulo Ralha, presidente do Sindicato dos Trabalhado­res dos Impostos, diz que “essa medida é usada em situações extremas, quando a empresa já não tem atividade, e visa sanar a dívida incobrável.”

MEDIDA ESTÁ PREVISTA NO PLANO DE ATIVIDADES DEFINIDO PARA ESTE ANO

DOCUMENTO NÃO INDICA OS CONTRIBUIN­TES QUE SERÃO ABRANGIDOS

 ??  ?? O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Mendonça Mendes, cancelou a operação Stop de cobrança de dívidas fiscais feita pelo Fisco do Porto e pela GNR, em Valongo, no final de maio
O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Mendonça Mendes, cancelou a operação Stop de cobrança de dívidas fiscais feita pelo Fisco do Porto e pela GNR, em Valongo, no final de maio
 ??  ?? A Autoridade Tributária aumentou, nos últimos anos, o nível de eficiência na cobrança de impostos
A Autoridade Tributária aumentou, nos últimos anos, o nível de eficiência na cobrança de impostos
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal