Correio da Manhã Weekend

VATICANO CONSIDERA QUE DOAÇÃO DE PROPRIEDAD­ES PARA CRIAR FUNDAÇÃO “ERAM APENAS PALAVRAS”.

PECADO r Vaticano considera que a doação de propriedad­es no valor de 2,6 milhões para criar uma fundação “eram apenas palavras” RESPOSTA r Rogério G imarães fala numa “piada de mau gosto”

- MANUEL JORGE BENTO NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

Rogério Guimarães considera que a Congregaçã­o do Santíssimo Redentor extinguiu ilegalment­e a Fundação Lusitânia- daqualaque­le detinha 85% - e interpôs uma ação judicial por abuso de poder. Pediu umparecer ao Papa Francisco. Na resposta, a Santa Sé indica uma “incongruên­c i a ” e nt r e a doação do património de 2,6 milhões de euros - concretiza­da aquando da criação da fundação de direito canónico - e aacusação de burla, quando o património passou para os redentoris­tas. “Negatanto o voto de desprendim­ento, como o belo gesto que fizera. Eram apenas palavras!”,

refere acarta, de 17 de maio, assinadape­lo monsenhor Paolo Borgia, assessor de Assuntos Gerais do Vaticano. ASantaSé confirma que o caso chegou ao Papa. Acrescenta que ajustiça eclesiásti­ca “não pode nemdeve antecipar-se” ao veredicto da Justiça civil, e conclui que “a confiança no Senhor é a solução”. Refere também que “não hásit uaç õ e s que Deus não possa mudar, nem pecado que não possa perdoar”.

Rogério Guimarães diz que o documento “se não fosse trágico, seria cómico” e que não passa de “uma piada de mau gosto”. E questiona: “A quantos isto já não terá sido feito que, por falta de capacidade ou perante o espectro do inferno e do pecado, terão claudicado?”. “Graças a Deus, vivemos num Estado de direito, emque a lei da república, em caso de dúvida, tem precedênci­a”, afirma.

A Lusitânia foi extinta em abril do ano passado, pela Arquidioce­se de Braga, alegando que “não se vislumbram possibilid­ades de se poder dar continuida­de às atividades e projetos a que se propunha”. O património doado por Rogério Guimarães - três propriedad­es, em Lever (Vila Nova de Gaia), Aljustrel e Portuzelo (Ponte da Barca) - passaram para a congregaçã­o. Os estatutos da fundação ressalvam “a vontade dos oferentes”, que não foi considerad­a.

SANTA SÉ INDICA INCONGRUÊN­CIA COM DOAÇÃO DE 2,6 MILHÕES

 ??  ?? o fundador, diz-se lesado
2Congregaç­ão do Santíssimo Redentor, em Guimarães
o fundador, diz-se lesado 2Congregaç­ão do Santíssimo Redentor, em Guimarães
 ??  ?? 1Rogério Guimarães,
1Rogério Guimarães,
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal