Correio da Manhã Weekend

EUA E MÉXICO CHEGARAM A UM CONSENSO NO CASO DE IMIGRAÇÃO ILEGAL. TRUMP ANUNCIA SUSPENSÃO DE TAXAS.

NEGOCIAÇÕE­S r Objetivo era reduzir a imigração ilegal provenient­e do México para os EUA TAXAS r Tarifas entrariam em vigor na segunda-feira e penalizari­am as importaçõe­s mexicanas

- PAULO FONTE* COM LUSA.

Opresident­e dos Estados Unido s anunc io u, no Twitter, a suspensão das taxas alfandegár­ias sobre os produtos mexicanos, após a assinatura de um acordo ao final de três dias de negociaçõe­s. “Tenho o prazer de informar que os Estados Unidos chegaram a um acordo com o México. As tarifas programada­s para entrar em vigor na segunda-feira estão suspensas indefinida­mente”, escreveu Donald Trump. Por sua vez, o México vai tomar “medidas sem precedente­s” para conter o fluxo de

ESTADOS UNIDOS SÃO O PRINCIPAL PARCEIRO COMERCIAL DO MÉXICO

migrantes centro-americanos que chegam aos Estados Unidos, de acordo com a declaração conjunta assinada pelos dois países vizinhos.

O México “tomará medidas decisivas para desmantela­r as organizaçõ­es de contraband­o e tráfico, bem como as suas redes ilícitas de transporte e financiame­nto”segundo o texto lido pelo ministro dos Negócios Estrangeir­os mexicano, Marcelo Ebrad. O país compromete­u-se ainda a reforçar a fronteira sul com mais elementos da Guarda Nacional. Todos os migrantes que solicitam asilo nos Estados Unidos serão devolvidos ao México até que os seus pedidos sejam processado­s pelos tribunais dos EUA.

Trump exigia que as autoridade­s mexicanas aumentasse­m os esforços no sentido de reduzir os fluxos migratório­s. Caso não tivessem chegado a um consenso, as tarifas afetariam todas as importaçõe­s mexicanas, com taxas que começariam em 5%, subindo a cada mês até atingirem 25% em outubro.

 ??  ?? Autoridade­s mexicanas compromete­m-se a conter a maré migratória em direção à fronteira sul
Autoridade­s mexicanas compromete­m-se a conter a maré migratória em direção à fronteira sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal