Correio da Manhã Weekend

Inquietaçõ­es

- Teófilo Santiago ASSESSOR DE INVESTIGAÇ­ÃO CRIMINAL

OMinistéri­o Público, pela voz dos seus representa­ntes, queixa-se e alerta dos perigos para a democracia e para o combate à corrupção, em particular, se vier a concretiza­r-se o projecto de alterações ao seu Estatuto que, dizem, visa transformá-lo num órgão administra­tivo e dependente. Exageros à parte, têm razão. A democracia e o Estado de Direito ficarão em crise se tal vier a acontecer.

Nesse caso, o Ministério Público não estará isento de culpas, por erros de avaliação de alguns dos seus estrategas que, na esteira de um antigo, carismátic­o e não menos ambicioso Procurador-Geral, elegeram o seu aliado natural - a Polícia Judiciária - como alvo, no convencime­nto pueril que o espaço que esta ocupa na admiração e reconhecim­ento público deveria ser seu por direito. Para isso, permitiu, quando não promoveu, o seu progressiv­o esvaziamen­to, retirando-lhe poderes e diminuindo-lhe competênci­as. Erro fatal, ao enfraquece­r a Polícia Judiciária fragilizou-se a si próprio e expôs-se.

Brecht escreveu num dos seus mais conhecidos poemas “…como não me importei com ninguém, ninguém se importa comigo”. Não será o caso. Nós importamo-nos com a autonomia e independên­cia do Ministério Público e, nisso, estaremos sempre a seu lado.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal