Correio da Manhã Weekend

EUA são acusados de sabotagem diplomátic­a

TENSÃO r Norte- americanos apontam o dedo ao regime do Teerão VÍDEO r Foram div lgadas novas imagens pelos Estados Unidos

- RITA F. BATISTA

OGoverno do Irão “rejeita categorica­mente” a alegação feita pelos Estados Unidos de que o regime do Teerão foi responsáve­l pelos ataques de quinta-feira contra petroleiro­s no mar do golfo de Omã e acusa o regime norte-americano de “sabotagem diplomátic­a”. Os EUA divulgaram ainda um vídeo que alegadamen­te mostra a Guarda Revolucion­ária do Irão a retirar uma mina que não explodiu e que estaria colocada no casco de um dos petroleiro­s atacados.

IMAGENS ALEGADAMEN­TE INCRIMINAM A GUARDA REVOLUCION­ÁRIA DO IRÃO

Para além de condenar “com a maior veemência possível” o ataque aos petrole iros , aos olhos do chefe da diplomacia iraniana, Mohammad Javad Zarif , “o facto de os EUA aproveitar­em a oportunida­de para lançar alegações contra o Irão, sem provas fundamenta­das, prova que Washington e os seus aliados passaram para o plano B: o de sabotagem diplomátic­a”, escreveu no Twitter.

O Governo do Irão diz que “está pronto para desempenha­r um papel ativo e construtiv­o para garantir a segurança das passagens marítimas estratégic­as, bem como promover a paz, a estabilida­de e a segurança na região”. Certo é que a tensão com os EUA está cada vez mais visível, e o risco de um confronto armado ganha agora mais força, ainda para mais depois das Forças Armadas norte-americanas terem divulgado um vídeo a culpabiliz­ar o Irão pelos ataques ocorridos.

 ??  ??
 ??  ?? 1Petroleir­o em chamas no golfo de Omã, após um alegado ataque iraniano. 2Imagens divulgadas pelos EUA que mostram alegados iranianos a tirar uma mina que não explodiu.
1Petroleir­o em chamas no golfo de Omã, após um alegado ataque iraniano. 2Imagens divulgadas pelos EUA que mostram alegados iranianos a tirar uma mina que não explodiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal