Correio da Manhã Weekend

MESSI NA COPA AMÉRICA

FRUSTRAÇÃO r ‘ La Pulga’ não quer acabar a carreira sem vencer um título pela seleção argentina BALANÇO r Jogador do Barcelona já esteve em três finais, mas nunca conseguiu sair vencedor ESTREIA r Messi joga hoje frente à Colômbia do treinador português C

- SARA GUTERRES

Dizem que à terceira é de vez... mas Messi caminha para a quinta tentativa. Em quatro participaç­ões na Copa América - o principal torneio sul-americano de seleções -, o argentino disputou três finais. Nunca conseguiu, contudo, levantar o troféu.

A primeira derrota foi em 2007, ano em que Messi se estreou na competição. A Argentina chegou à final, mas o Brasil levou a melhor e venceu por 3-0. Nas duas últimas edições (2015 e 2016), a ‘albicelest­e’ deixou fugir a taça para o Chile (bicampeão em título) nas grandes penalidade­s.

A caminho dos 32 anos, Lionel Messi recusa-se a terminar a carreira sem conquistar um título pela seleção do seu país. O craque argentino vê na 46ª edição da Copa América, que

começou esta madrugada, uma oportunida­de para alcançar esse objetivo. Não terá, contudo, tarefa fácil. Desde logo porque se estreia a jogar com a Colômbia, orientada pelo treinador português Carlos Queiroz.

No mesmo dia, o Brasil - anfitrião da prova e um dos favoritos a conquistar o troféu - defronta a Bolívia. O conjunto comandado por Tite tem do seu lado o ‘fator casa’, numa edição com vídeo-árbitro e novas regras, como paragens que podem ir até três minutos.

Numa prova que conta com os convidados Japão e Catar, que se juntam às dez seleções sul-americanas, são vários os candidatos a obstaculiz­ar a meta de Lionel Messi. Desde logo o crónico rival, o Brasil . Depois o Uruguai, recordista de títulos (15), outra das principais ameaças.

A 46ª edição da Copa América realiza-se em cinco cidades do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, com dois estádios, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador), com as 12 seleções divididas em três grupos de quatro numa primeira fase. Os dois primeiros classifica­dos de cada um dos grupos e os dois melhores terceiros seguem para o‘ mata mata’ (quartos de final, meias-finais e final), numa prova que termina no dia 7 de julho.

MESSI ESTREOU-SE NA COPA AMÉRICA EM 2007 E PERDEU NA FINAL

JOGADOR ARGENTINO VAI DISPUTAR A SUA QUINTA COPA AMÉRICA

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal