Correio da Manhã Weekend

ESCÂNDALOS E NOVAS DÚVIDAS

NAJILA TRINDADE ACUSA O CRAQUE DE VIOLAÇÃO E DIZ QUE TAMBÉM FOI AGREDIDA. MENSAGENS DEIXAM MARGEM PARA DÚVIDAS E ADVOGADOS RECUSAM-SE A DEFENDÊ-LA...

-

Omundo ficou em choque quando Neymar revelou nas redes sociais que tinha sido acusado de violação. Najila Trindade afirma que o crime aconteceu na noite de 15 de maio, num hotel em Paris, e que também foi agredida pelo craque, tendo juntado ao processo várias fotografia­s de lesões nas nádegas e nas coxas. No entanto, esta versão da brasileira - que já deu uma entrevista a relatar tudo o que terá acontecido naquela noite - parece não convencer. O primeiro advogado que pegou no caso desistiu ao fim de poucos dias e o segundo... fez o mesmo.

Segundo Najila contou na entrevista que deu ao canal SBT, que o advogado que consultou numa primeira fase aconselhou-a a acusar o jogador apenas de agressão, pois as fotos que tinha só sustentava­m essa teoria. Insatisfei­ta, resolveu estender a acusação ao crime de violação e fez queixa de Neymar na polícia. Depois de ser abandonada pelo defensor, que recusou estar a seu lado neste caso, contratou outro, mas os pormenores que foi revelando ao longo dos dias parecem ser cada vez mais inconsiste­ntes... e acabou por ser ‘abandonada’ outra vez.

Daniel Garcia de Andrade já tinha exigido à sua cliente ver o vídeo completo, gravado no quarto de hotel, onde se vê Najila a agredir Neymar e a acusá-lo de agressões. Mas a brasileira afirma agora que o seu apartament­o foi assaltado e acusa mesmo o advogado de ter sido o mandante do assalto para roubar o tablet que continha as imagens. “A senhora Najila acusou-me de ter planeado este arrombamen­to. Disse que esse tablet poderia estar comigo. Adorava que estivesse, porque em tese estará ali o vídeo que ela alega ter sete minutos. Seria ótimo, porque acredito que, se estiver alguma coisa relevante ali para reforçar a condição de vítima da senhora Najila, ela deveria usá-la e não reter a informação”, referiu o advogado, referindo-se ainda a “situações estranhas” e afirmando ter falta de confiança para continuar a defender a brasileira. “Isso é muito triste, porque a senhora Najila tinha a oportunida­de de ajudar tantas mulheres no

Brasil e no Mundo que sofrem violência e se calam. Ao invés de ela fortalecer esse segmento que infelizmen­te existe, ela enfraquece com esse tipo de postura. Então, não serei um advogado a colaborar com qualquer situação ilícita cometida pelo meu cliente”, acrescento­u ainda.

Dias antes de o advogado ter desistido do processo, Najila esteve a prestar depoimento na 6.ª Delegacia de Defesa da Mulher, em São Paulo. Daniel Garcia de Andrade, que a acompanhou à esquadra, teve de a retirar do local em braços, depois de esta ter desmaiado enquanto respondia às perguntas da polícia. Foi levada ao hospital e o diagnóstic­o foi stress, tensão baixa, cansaço e uso de medicament­os.

TRANSTORNA­DA

E A ANTIDEPRES­SIVOS

Segundo a brasileira relatou às autoridade­s nesse dia, tem tomado vários comprimido­s para dormir desde a noite da alegada violação, devido ao trauma que sofreu. E diz que o facto de Neymar ter revelado na internet as m e n s a ge n s q u e t ro c a ra m p e l o WhatsApp a deixou muito abalada emocionalm­ente. Perante as afirmações de que necessitav­a de medicação, as autoridade­s requereram o parecer de um gastroente­rologia, que relatou no seu depoimento um “transtorno misto ansioso e depressivo”, e a encaminhou para um médico psiquiatra para “para orientá-la quanto ao transtorno de ansiedade e depressão”.

Entretanto, Najila também já confessou ter medo de ser assassinad­a, à conta deste processo que moveu contra o jogador. “Achei que não ia chegar viva ao Brasil”, afirmou, revelando que lhe têm chegado vários tipos de ameaças. “Coisas estavam rolando atrás de mim. Nas minhas costas. Pessoas planejando, sei lá, minha morte. Eu entrei numa psicose horrível. Eu fiquei com a sensação de que poderiam me matar. Me sinto pressionad­a pelas pessoas por detrás da carreira dele. As coisas chegam em ligações, mensagens”, disse ao canal SBT. Na mesma entrevista, a brasileira acabou por confirmar que tem milhares de euros de dívidas e que corre o risco de ser despejada da casa onde mora, com o filho. No entanto, garante que esta acusação não tem motivações financeira­s.

Neymar, por seu lado, continua a afirmar-se inocente, garantindo que o sexo foi consentido. Além da acusação de violação, o jogador enfrenta ainda outro processo-crime por ter revelado na internet fotos íntimas de Najila.

NAJILA DESMAIOU QUANDO PRESTAVA DEPOIMENTO NA POLÍCIA E FOI LEVADA

AO HOSPITAL

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? 1. Najila Trindade desmaiou na esquadra da polícia e teve de sair ao colo do advogado 2. Brasileira revelou que tem medo de ser morta
1. Najila Trindade desmaiou na esquadra da polícia e teve de sair ao colo do advogado 2. Brasileira revelou que tem medo de ser morta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal