Correio da Manhã Weekend

Gaivotas do Algarve voam mais de 5 mil km

SAÚDE r Aves foram tratadas em Olhão e posteriorm­ente libertadas ESTUDO rAvistamen­tos são importante­s para recolha de dados científico­s

- TIAGO GRIFF

Duas gaivotas que foram recolhidas e tratadas a problemas gastrointe­stinais no RIAS - Centro de Recuperaçã­o e Investigaç­ão de Animais Selvagens, em Olhão, e entretanto libertadas, voaram mais de 5 mil quilómetro­s, até à Escócia e à Islândia.

As aves foram identifica­das através da informação nas anilhas – sempre que o RIAS devolve aves à natureza, estas são anilhadas. Desta forma, sempre que alguém observa uma ave

UMA GAIVOTA FOI VISTA NO JARDIM DE UMA CASA À PROCURA DE COMIDA

com anilha, sabe-se onde foi referencia­da.

“Ficámos muito contentes com estes avistament­os porque significa que o nosso trabalho está a ser bem feito, e também nos dá dados científico­s importante­s acerca da migração destas aves e de como estão de saúde”, explica Thijs Valkenburg, ornitólogo do RIAS.

Uma das gaivotas foi avistada recentemen­te em Edimburgo, na Escócia, a 2,2 mil quilómetro­s do Algarve, no jardim de uma residência, à procura de comida. A segunda gaivota “foi devolvida à natureza em 2016, e todos os anos recebemos informação que visita a Islândia, a 3,3 mil quilómetro­s. Já terá percorrido milhares de quilómetro­s durante as suas migrações ”, explica o especialis­ta. “Das 1500 gaivotas que já libertámos, mais de metade foram avistadas e estavam bem de saúde. O nosso trabalho deu-lhes uma segunda hipótese para poderem nidificar”, refere Thijs Valkenburg.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal