Correio da Manhã Weekend

Comando perde as duas pernas em acidente

Ficou com os membros esmagados sob viatura blindada. Já está internado em Portugal

- SÉRGIO A. VITORINO NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

Ocapacete azul português gravemente ferido, quinta-feira, no capotament­o de uma viatura blindada ficou com as pernas esmagadas e os membros inferiores foram-lhe ambos amputados ainda na República Centro-Africana (RCA), num hospital sérvio da ONU. O militar, de 23 anos, chegou a Portugal às 14h14 de ontem e está no Hospital das Forças Armadas, “consciente, orientado e estável”, assegura o Estado-Maior-General das Forças Armadas.

Com o soldado, da Amadora, encontra-se a família, a receber apoio psicológic­o. É considerad­o, relatam fontes ao CM, “excelente rapaz e militar”, “muito ligado” à família, amigos e Comandos, onde entrou em 2016 ao concluir o curso 127. Cumpriu entre setembro de 2017 e março de 2018 uma missão na RCA.

O militar era o apontador da equipa de cinco Comandos no Humvve. Seguia na torre com a

metralhado­ra. Iam abastecer de combustíve­l e, “devido a uma tempestade e péssimo estado da via”, capotaram. Por ser apontador ia com parte do corpo de fora, foi projetado e ficou com as pernas esmagadas. Bateu com a cabeça, mas o capacete de combate tê-lo-á salvo de um traumatism­o craniano grave. Único ferido, foi assistido pela equipa médica portuguesa. A força está temporaria­mente em Bouar, a 350 km do quartel português e do hospital da ONU em Bangui, para patrulhas na zona de um grupo armado ativo. O militar foi retirado de héli para Bangui e submetido à “amputação bilateral dos membros inferiores”. “Prevê-se evolução e prognóstic­o favoráveis”, diz o EMGFA, assegurand­o que o seu hospital tem “as capacidade­s necessária­s paragarant­ir o tratamento atuale recuperaçã­o futura”. A situação é acompanhad­a pelo Presidente, CEMGFA e ministro da Defesa.

 ??  ??
 ??  ?? 1Momento em que, ontem de manhã, o soldado foi colocado no Falcon da Força Aérea, em Bangui. Viagem de 6 horas até Lisboa 2Ambulânci­a entrou às 14h45 no hospital das Forças Armadas
1Momento em que, ontem de manhã, o soldado foi colocado no Falcon da Força Aérea, em Bangui. Viagem de 6 horas até Lisboa 2Ambulânci­a entrou às 14h45 no hospital das Forças Armadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal