Correio da Manhã Weekend

CONGRESSO DO MPLA. MAIS 134 NOVOS ELEMENTOS AFETOS AO PRESIDENTE, JOÃO LOURENÇO, ENTRAM HOJE NO ÓRGÃO MÁXIMO.

COMITÉ CENTRAL 134 novos elementos afetos ao presidente entram hoje no órgão máximo TCHIZÉ r Filha José Eduardo dos Santos é o rosto mais mediático da oposição dentro do partido

- MIGUEL ALEXANDRE GANHÃO NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

Começa hoje o 7º Congresso extraordin­ário do MPLA com a entrada de 134 novos elementos para o Comité Central do partido, que se juntarão aos 363 já existentes naquele órgão. Deste forma, o presidente João Lourenço tenta reforçar o seu poder dentro do partido, numa altura em que existem sinais de alguma contestaçã­o. “João Lourenço não está seguro do seu apoio dentro do MPLA e com a nomeação de 134 novos

NACIONALIZ­ADA EMPRESA DO LÍDER DA FUNDAÇÃO EDUARDO DOS SANTOS

elementos que lhe são afetos, reforça a sua posição nas votações finais”, disse ao CM uma fonte de Luanda.

A dois dias de se iniciar a reunião extraordin­ária, João Lourenço mostrou a sua força ao confiscar uma série de bens de personagen­s ligadas ao antigo presidente, José Eduardo dos Santos (ver caixa), através do Serviço Nacional de Recuperaçã­o de Ativos da Procurador­ia Geral da República.

Afilha do ex-presidente, Tchizé dos Santos, é o rosto da contestaçã­o ao presidente João Lourenço. Suspensa do Comité Central do Partido, por ter faltado mais de 90 dias às sessões do parlamento sem justificaç­ão, e com um processo disciplina­r a correr, a ainda deputada do MPLA promete participar no congresso na qualidade “de militante de base”.

Entre os bens que foram revertidos para o Estado, estão as fábricas de medicament­os das províncias de Luanda e Benguela, do Grupo Suninvest, de Ismael Diogo daSilva, presidente daFundação Eduardo dos Santos, que foi detido em 2018 no âmbito dos processos do Conselho Nacional dos Carregador­es.

 ??  ?? O défice da administra­ção pública de Espanha recuou no ano passado para menos do valor mínimo de referência da União Europeia.
O défice da administra­ção pública de Espanha recuou no ano passado para menos do valor mínimo de referência da União Europeia.
 ??  ?? João Lourenço foi nomeado presidente no 6º Congresso Extraordin­ário, no 7º Congresso quer reforçar o apoio
João Lourenço foi nomeado presidente no 6º Congresso Extraordin­ário, no 7º Congresso quer reforçar o apoio
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal