Correio da Manhã Weekend

Condecorad­os por salvamento­s

MEDALHAS r Marinha ontem heróis que salvaram seis vidas

- RUI PANDO GOMES

Aabnegação e o compromiss­o em todos os dias de trabalho, em prejuízo da sua vida pessoal, já faz deles heróis. Não são só os salvamento­s que contam”. Ana Santos Pinto, secretária de Estado da Defesa Nacional, distinguiu assim, ontem, dois atos heroicos com seis vidas salvas no mar, em Carvoeiro, Lagoa, e no rio Arade, em Portimão. Os seis heróis foram condecorad­os, em Ferragudo, com medalhas de coragem, abnegação e humanidade, atribuídas pela Autoridade Marítima Nacional.

O primeiro salvamento ocor

reu junto à praia do Carvoeiro, a 14 de outubro do ano passado. A atuação rápida de Carlos Barreto e Paulo Fernandes, agentes da Polícia Marítima de Portimão, e de José Júlio Jeremias e Osvaldo Pinto, tripulante­s da e mbar c aç ão salva-vidas de Ferragudo, foi c r uc ial p ar a salvar a vida de cinco banhistas, que estavam em risco de afogamento. A coragem de Adriano Santo, ex-militar da GNR, que se atirou à água com uma prancha, também foi essencial para o sucesso do resgate.

Outro caso ocorreu em março de 2018, em Portimão. Uma mulher caiu ao rio Arade e estava também em risco de afogamento. O agente António Lopes atirou-se à agua e resgatou-a. A cerimónia de entrega das medalhas aos seis distinguid­os, cinco dos quais são ‘Heróis CM’, juntou o comandante da Autoridade Marítima, vice-almirante Luís Sousa Pereira, o comandante da Capitania do Porto de Portimão, Ricardo Arrabaça, e o presidente da Câmara de Lagoa, Francisco Martins.

RESGATES REALIZADOS NO RIO ARADE E JUNTO À PRAIA DO CARVOEIRO

 ??  ?? Medalhas foram entregues a três agentes da Polícia Marítima, a dois tripulante­s de salva-vidas e a um ex-militar da GNR
Medalhas foram entregues a três agentes da Polícia Marítima, a dois tripulante­s de salva-vidas e a um ex-militar da GNR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal