Correio da Manhã Weekend

ALMAS CÍNICAS

- POR JOÃO PEREIRA COUTINHO ANTIGA ORTOGRAFIA TÍTULO ‘ DESTINO: CASAMENTO’ AUTOR VICTOR LEVIN EDITORA FILMS4YOU

Quem disse que a expressão “almas gémeas” se aplica apenas em contexto delicodoce?

Um excelente texto, dois actores competente­s

Agora que Woody Allen está fora de jogo – temporaria­mente, segundo sei: a Europa foi ao seu encontro para o salvar da “caça às bruxas” – é preciso dar de beber à dor com outros produtos. A série ‘Fleabag’, de Phoebe Waller-Bridge, é um exemplo. ‘Destino: Casamento’, escrito e realizado por Victor Levin, é outro.

Acrítica americanaj­á tinha avisado: Levin merece ser lido. Atenção ao verbo: não é visto; é lido. Porque o filme é uma peça teatral para dois actores – Keanu Reeves e Wynona Ryder – que vão esgrimindo argumentos como se alguémtive­sse pegado numa comédia de Howard Hawks e reescrito tudo com o tinteiro de Ambrose Bierce. A coisa pinga cinismo por todos os lados.

É assim que encontramo­s Frank e Lindsay, dois misantropo­s a caminho de umcasament­o. Ambos dariam um dedo, ou até um braço, para não terem sido convidados. Mas aexperiênc­ia servirá, pelo menos, para ultrapassa­rem a antipatia inicial que sentem umpelo outro e, à falta de melhor palavra, para se apaixonare­m. Quem disse que a expressão “almas gémeas” se aplica apenas emcontexto delicodoce? É possível pensar em duas almas semelhante­s que se encontram romanticam­ente nas águas do ácido sulfúrico.

Um programa destes precisa de duas coisas para funcionar: umexcelent­e texto; dois actores competente­s; e, já agora, um realizador (ou encenador) que não estrague o ramalhete. ‘Destino: Casamento’ consegue-o – e Keanu Reeves, um actor limitado, que jamais imaginaría­mos neste ‘vaudeville’, não pisaos calos de WynonaRyde­r, que nasceu para a dança. A coroar o baile, Victor Levin tem uma realização “ilustrativ­a”, embora inteligent­e: vemos Frank e Lindsay como se habitassem um aquário, sempre à parte de todos os outros personagen­s, que existemape­nas como figurantes sem direito a voz – e perguntamo­s se eles sobreviver­iam ao contacto como oxigénio das pessoas normais. Pelo menos, até à sequência final, a única onde reina o silêncio entre os amantes. Até para almas cínicas há momentos em que as palavras e as máscaras parecem desadequad­as.

 ??  ?? KeanuReeve­s,quejamais imaginaría­mosneste ‘vaudeville’,nãopisaos calosdeWyn­onaRyder, quenasceup­araadança
KeanuReeve­s,quejamais imaginaría­mosneste ‘vaudeville’,nãopisaos calosdeWyn­onaRyder, quenasceup­araadança
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal