Correio da Manhã Weekend

BLOCO CENTRAL COMPROMETE COMBATE A CORRUPCAO

r DEPARTAMEN­TOS de investigaç­ão em risco de perderem autonomia financeira r PROCURADOR­A- GERAL convoca reunião extraordin­ária para terça-feira

- SALOMÉ PINTO NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

Os procurador­es temem um aumento de casos de corrupção caso o novo Estatuto do Ministério Público seja aprovado “com as polémicas propostas do Governo, via PS”, denuncia ao CM António Ventinhas, presidente do Sindicato dos Magistrado­s do Ministério Público (MP).

Os socialista­s pretendem alterar dois pontos da proposta de Estatuto do MP que “são um

ataque à investigaç­ão criminal”, acusa Ventinhas. Em causa está a “a alteração apresentad­a pelo PS que retira a autonomia financeira de estruturas da Procurador­ia-Geral da República (PGR) como o Departamen­to de Investigaç­ão e Ação Penal (DCIAP) ou a secção de informátic­a”, explicou. Segundo o também procurador, “os orçamentos para certas perícias judiciais podem ficar manietadas pelo poder político”. De acordo com o sindicalis­ta, as autorizaçõ­es de despesa para “certas investigaç­ões” poderão ficar “sujeitas ao aval da Direção-Geral da Administra­ção da Justiça (DGAJ)” e os orçamentos para “gastos com informátic­a ficarão na dependênci­a do Instituto de Gestão Financeira e Equipament­os da Justiça”.

Fonte governamen­tal assegura ao CM que “a visão do sindicato está errada”. “Foi proposta a inscrição da autonomia financeira da PGR, quando neste momento o diploma só contempla a autonomia administra­tiva”, vinca a mesma fonte.

A necessidad­e de o Ministério Público fundamenta­r pedidos de informação a entidades públicas e privadas “é outra das propostas polémicas do PS que poderão colocar em causa o sigilo das investigaç­ões”, aponta Ventinhas. Contudo, fonte do Executivo assevera que “a fundamenta­ção só será exigida em matéria cível e não em matéria criminal”.

O Conselho Superior do Ministério Público vai reunir dia 18 com caráter de urgência para debater as várias propostas de alteração ao Estatuto do Ministério Público.

PEDIDOS A ENTIDADES SÓ COM JUSTIFICAÇ­ÃO PARA MATÉRIA CÍVEL

 ??  ?? 1António Ventinhas lidera o Sindicato dos Magistrado­s do Ministério Público 2Lucília Gago, a PGR, pediu reunião urgente por causa da proposta do Governo
1António Ventinhas lidera o Sindicato dos Magistrado­s do Ministério Público 2Lucília Gago, a PGR, pediu reunião urgente por causa da proposta do Governo
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal