Correio da Manhã Weekend

Exames nacionais mais adequados à matéria das aulas

NOVIDADE r Instituto de Avaliação Educativa garante provas mais adequadas ao que é ensinado AVISO r Novo presidente do IAVE diz que decorar conteúdos não chega e é preciso saber pensar

- BERNARDO ESTEVES

Onovo presidente do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Luís Pereira dos Santos, garantiu que este ano os exames nacionais serão mais adequados ao que é ensinado na escola. À frente do instituto que elabora os exames desde fevereiro, o dirigente diz que o processo de adequação à matéria dada foi iniciado pelo IAVE “há 2/3 anos” e envolve “alterações cirúrgicas em alguns exames, de forma a que estejam mais ligados ao currículo, que é o que os professore­s ensinam e os alunos deveriam aprender”.

“O que queremos é, primeiro, que os alunos se sintam confortáve­is quando olharem para o teste e poderem dizer ‘foi isto

PROVAS COMEÇAM JÁ AMANHÃ COM O EXAME À DISCIPLINA DE FILOSOFIA

que eu fiz nas minhas aulas’ e que os professore­s se sintam confortáve­is, dizendo que foi ‘isto que eu desenvolvi nas minhas aulas’. Este é o nosso grande objetivo”, afirmou, em entrevista à Rádio Renascença, frisando que o objetivo é que os exames tenham impacto positivo nas práticas pedagógica­s.

O responsáve­l avisa também que decorar a matéria não é suficiente. “O que temos feito nos exames nos últimos anos é criar itens que obriguem a pensar, que obriguem a fazer inferência­s, a analisar documentos, textos, suportes e, portanto, não basta decorar, não é esse o objetivo”, afirma. A primeira fase dos exames nacionais do Secundário arranca amanhã com a prova de Filosofia.

 ??  ?? Exames nacionais têm início amanhã para quase 160 mil alunos
Exames nacionais têm início amanhã para quase 160 mil alunos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal