Correio da Manhã Weekend

ECONOMIA: SEGURANÇA SOCIAL.

Portugal tinha, em 2018, mais de 101 mil crianças e jovens a receber este apoio adicional Estado português gastou quase 91,3 milhões de euros, no ano passado, para ajudar famílias

- WILSON LEDO NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

COMPLEMENT­O AO ABONO DE FAMÍLIA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCI­A PAGOU 85 €/MÊS EM 2018.

As famílias portuguesa­s com crianças portadoras de deficiênci­a receberam, por mês, um ‘bónus’ mensal de 85 euros no ano passado para fazer face às despesas resultante­s da condição dos filhos.

O balanço relativo a 2018 é feito ao CM pelo Instituto da Segurança Social (ISS), responsáve­l pelo pagamento desta prestação social. No ano passado, o Estado português aplicou quase 91,3 milhões de euros na chamada bonificaçã­o do abono de família para crianças e jovens com deficiênci­a.

No final do ano , e xis t iam 101 240 pessoas a receber este apoio social, de acordo com os

UM EM CADA TRÊS BENEFICIÁR­IOS TEM MAIS DE 16 ANOS DE IDADE

dados fornecidos. “O valor médio mensal lançado em 2018 por titular de bonificaçã­o por deficiênci­a é de 85,14 euros”, explica fonte oficial do ISS.

Só em 2018, deram entrada nos serviços 24 386 pedidos para acesso a este acréscimo no abono de família. Destes, “mais de 92%” tiveram luz verde. Este complement­o varia entre os 62 e os 121 euros por mês, aumentando de acordo com a idade do filho beneficiár­io. No caso de famílias monoparent­ais, está prevista uma majoração até 35%.

O apoio pode ser pago até aos 24 anos. Os dados mostram que havia 37 662 jovens acima dos 16 anos a receber este ‘reforço’. Segundo as regras, para obter o complement­o o jovem não pode ter ocupação profission­al.

 ??  ?? Instituto da Segurança Social processa os pagamentos deste complement­o ao abono de família
Instituto da Segurança Social processa os pagamentos deste complement­o ao abono de família

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal