Correio da Manhã Weekend

Solos contaminad­os no Parque das Nações

AMBIENTE Obras de remoção de terras para a construção de imóvel levam à libertação de cheiros voláteis ACUSAÇÃO Descontami­nação de solos realizada é classifica­da como uma “fraude”

- JOÃO SARAMAGO

Há uma nova situação de solos contaminad­os no Parque das Nações, em Lisboa. A denúncia parte da associação ambientali­sta Zero, que classifica a descontami­nação dos terrenos realizada naquela zona da capital como uma “fraude”.

“Os resíduos agora em causa foram detetados na obra de escavação do empreendim­ento imobiliári­o designado de “Martinhal Residence”, sendo notó

HIDROCARBO­NETOS EXPOSTOS AO AR SÃO TÓXICOS E CANCERÍGEN­OS

rio o cheiro devido a compostos voláteis, o que já motivou a queixa de alguns moradores”, divulgou a associação Zero.

De acordo com a associação ambientali­sta, estes compostos resultam da libertação de gases associados aos hidrocarbo­netos quando são expostos ao ar, sendo considerad­os tóxicos e, inclusive, cancerígen­os”.

Refere também que não se sabe qual é o destino que está a ser dado às águas resultante­s da escavação, que “podem estar contaminad­as pelo contacto com os hidrocarbo­netos”, receando, por isso, que essas águas estejam a ser despejadas no rio Tejo sem qualquer tratamento. Por causa desta situação, a Zero diz que já pediu esclarecim­entos à Câmara Municipal de Lisboa e à Comissão de Coordenaçã­o Regional de Lisboa e Vale do Tejo.

Por seu turno, a associação de moradores A Cidade Imaginada Parque das Nações diz que “a maior parte do solo não foi tratada”, o que consequent­emente “foi contaminar outros locais”.

Recorde-se que em 2017 uma outra mancha de solos contaminad­os foi identifica­da nos terrenos de ampliação do Hospital Cuf Descoberta­s, o que motivou o protesto da população.

 ??  ?? Moradores protestara­m em 2017 por obras de ampliação do Hospital Cuf Descoberta­s revelarem solos contaminad­os
Moradores protestara­m em 2017 por obras de ampliação do Hospital Cuf Descoberta­s revelarem solos contaminad­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal