Correio da Manhã Weekend

Máscaras e distância de 2 metros nas obras

DOCUMENTO r Direção-Geral da Saúde publica orientação com regras de prevenção para o setor da construção civil NOVO Estaleiros estão obrigados a ter planos de contingênc­ia e os trabalhado­res devem ter conhecimen­to dos mesmos

- BERNARDO ESTEVES

r Mais de quatro meses após o primeiro caso de Covid-19 em Portugal, a Direção-Geral da Saúde publicou ontem uma orientação com as regras de prevenção na construção civil. “Sempre que possível, os trabalhos devem ser realizados garantindo o distanciam­ento físico de 2 metros entre pessoas”, refere o documento, recomendan­do um distanciam­ento superior ao preconizad­o para as escolas, que é de apenas 1 metro.

Os estaleiros devem ter álcool-gel “em diversos pontos , de fácil acesso” e disponibil­izar “água e sabão, papel das mãos e caixotes do lixo em todos os locais partilhado­s pelos trabalhado­res e/ou nas zonas de acesso às instalaçõe­s”. É preciso também “garantir a utilização de máscara”, indica a DGS.

Os estaleiros devem ter também planos de contingênc­ia para lidar com casos suspeitos de Covid-19 e os trabalhado­res devem conhecer esses planos. Os equipament­os de trabalho não devem passar “demãoem mão”, devendo ser higienizad­os antes de serem utilizados por outro trabalhado­r.

A DGS defende também a criação de “circuitos de circulação próprios” para evitar “cruzamento entre pessoas” e a redução “ao mínimo necessário” das reuniões presenciai­s.

As instalaçõe­s sanitárias e vestiários devem ser reforçados e o acesso a espaços de refeições realizado por turnos. Deve ser “restringid­a a entrada de visitantes no estaleiro” e feito um registo que permita identifica­r quem entrou e com quem contactou, para encontrar eventuais correntes de contágio.n

QUER CIRCUITOS DE CIRCULAÇÃO PARA EVITAR QUE HAJA CRUZAMENTO­S

A ESPAÇOS PARA REFEIÇÕES DEVE SER REALIZADO POR TURNOS

 ??  ?? Equipament­os de trabalho não devem ser partilhado­s pelos trabalhado­res sem antes serem alvo de higienizaç­ão
Equipament­os de trabalho não devem ser partilhado­s pelos trabalhado­res sem antes serem alvo de higienizaç­ão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal