Correio da Manhã Weekend

CRISTINA GANHA MILHOES E ACOES NA TVI

MUDANÇA Estrela deixa SIC numa transferên­cia televisiva avaliada em sete milhões GUERRA Antiga estação avança com processo judicial por quebra do contrato e apresentad­ora já não volta a conduzir o programa da manhã na segunda-feira

- MIGUEL AZEVEDO/ RUTE LOURENÇO/ /VÂNIA NUNES

NOVO GESTOR DA MEDIA CAPITAL COM LIGAÇÕES A MANUEL VICENTE, EX-VICE-PRESIDENTE DE ANGOLA

Quase dois anos depois de ter revolucion­ado o mercado televisivo ao trocar a TVI pela SIC, Cristina Ferreira regressa pela porta grande à estação que a lançou com um ordenado milionário e um novo estatuto, passando a ser administra­dora não-executiva da Media Capital, com uma participaç­ão de 1 a 2 por cento na empresa dona da TVI. Passa também a assumir o cargo de diretora de entretenim­ento e ficção do canal.

O CM sabe que a apresentad­ora vai ganhar 2,6 milhões de euros por ano de salário base, num valor que fica fechado em 3 milhões, com as contrapart­idas publicitár­ias. [Na SIC ganhava 1 milhão por ano].

A mudança foi confirmada por Cristina Ferreira, de 42 anos, através de um comunicado e lamentada pela SIC, que anuncia uma batalha judicial com a estrela pela quebra do contrato “de forma unilateral e abruptamen­te”. A apresentad­ora estava ligada à estação até novembro 2022 e, segundo o CM apurou, vai ter de indemnizar a SIC num valor que pode chegar aos quatro milhões de euros: dois anos de salários [2 milhões], quebras publicitár­ias e custos relacionad­os com a produtora alocada ao programa.

A saída da estrela maior de Paço de Arcos gerou um grande mal-estar na SIC. Sabe o CM que, ontem, após o programa da manhã, Cristina foi confrontad­a pela administra­ção sobre os rumores de que estava a negociar com a concorrênc­ia. Nessa reunião, anunciou a sua saída com efeitos imediatos.

Foi o último dia da estrela nos ecrãs do canal. A partir de amanhã entra de férias e só começará o trabalho na TVI no dia 1 de setembro. Com funções mais abrangente­s no canal, ainda não é certo se Cristina irá conduzir o programa da manhã ou qual a sua participaç­ão em antena.

A transferên­cia da apresentad­ora custou à TVI um valor aproximado de sete milhões de euros. Além do ordenado, a estação irá pagar a indemnizaç­ão da estrela à SIC.

A saída da apresentad­ora deixa a sua antiga estação em maus lençóis. Na próxima segunda-feira, já não conduz o programa, todo idealizado a pensar em si. Os responsáve­is pela estação ainda estavam em reuniões no sentido de perceber o que irão fazer para colmatar a perda.

Certo é que a estrela já só pensa no futuro e ambições que tem pela frente com os novos cargos e funções, pretendend­o “contribuir para recolocar a TVI no coração dos portuguese­s”. A guerra televisiva estará ao rubro nos próximos tempos. (mais info. na pág.35)n

SIC APANHADA DE SURPRESA COM SAÍDA “ABRUPTA” DA ESTRELA

VAI SER ADMINISTRA­DORA NÃO EXECUTIVA DA MEDIA CAPITAL

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Cristina Ferreira com Daniel Oliveira, em 2018, quando se mudou da TVI para a SIC
Cristina Ferreira com Daniel Oliveira, em 2018, quando se mudou da TVI para a SIC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal