Correio da Manhã Weekend

MANUEL HEITOR

MINISTRO DO ENSINO SUPERIOR

- BERNARDO ESTEVES

O Ministério do Ensino Superior revelou novos dados sobre o Plano Nacional de Alojamento e, agora, admite que foram considerad­os inviáveis projetos para a construção de 2473 camas.

OMinistéri­o da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) revelou novos dados sobre o Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior, nos quais admite que foram considerad­os inviáveis projetos para a criação de 2473 camas.

O MCTES diz, em comunicado, que houve “diversas razões, incluindo a inviabilid­ade económica de recuperaçã­o dos edifícios para alojamento estudantil a preços controlado­s”. Tal como o CM noticiou, a taxa de juro muito elevada de 4% cobrada pela Fundiestam­o, fundo imobiliári­o que gere imóveis do Estado, impediu que universida­des e politécnic­os conseguiss­em concluir muitos dos projetos para requalific­ação de edifícios e reforço do número de camas.

Ainda assim, de acordo com o MCTES, das 2490 camas previstas como reforço para este ano, no âmbito do plano de alojamento, 1323 estão concluídas e prontas a funcionar neste ano letivo. Há uma semana o Governo tinha dado um número muito inferior: havia apenas 780 camas prontas. Segundo a tutela, o aumento de 543 camas em apenas sete dias tem que ver com atualizaçõ­es que entretanto foram feitas pelas instituiçõ­es de Ensino Superior.

Até 31 de dezembro, o Governo garante que ficarão concluídas mais 250 camas, pelo que o total acumulado sobe para 1573 camas intervenci­onadas em 2020. A contagem do Governo levanta contudo várias dúvidas, porque estará a contabiliz­ar camas que já integravam a oferta das instituiçõ­es de Ensino Superior.

A tutela garante que está apenas a incluir nas contas camas resultante­s de obras de melhoramen­to das residência­s universitá­rias, sublinhand­o que o plano de alojamento prevê desde o início, em 2017, a contagem dessas camas.

CAMAS RESULTANTE­S DE OBRAS EM RESIDÊNCIA­S TAMBÉM CONTABILIZ­ADAS

 ??  ??
 ??  ?? Estudantes defrontam-se com problemas para encontrar alojamento a preços razoáveis
Estudantes defrontam-se com problemas para encontrar alojamento a preços razoáveis
 ??  ?? Procura de alojamento marca o arranque do ano letivo no Superior
Procura de alojamento marca o arranque do ano letivo no Superior

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal