Correio da Manhã Weekend

A Liga da Justiça

- MIGUEL ALEXANDRE GANHÃO CHEFE DE REDAÇÃO

‘A Liga da Justiça’ é uma série de banda desenhada, nascida nos anos 60, que junta Super-Homem, Batman, Mulher-Maravilha, Flash e Aquaman numa luta do bem contra o mal.

Aplicada à realidade portuguesa a junção das palavras Liga (como sinónimo de futebol) e Justiça resulta numa combinação explosiva de promiscuid­ade e troca de favores que está a minar o Estado de Direito.

Desenganem-se aqueles que pensam que o processo Lex e os magistrado­s nele investigad­os representa­m uma purga definitiva no sistema judicial português. Existem centenas de outros episódios que, ligados ou não ao mundo do futebol, mostram como os interesses conseguem penetrar e influencia­r as decisões judiciais.

É fundamenta­l começar por alterar o Estatuto dos Magistrado­s Judiciais, seja na secção que diz respeito às incompatib­ilidades, seja no que se refere às atividades após a jubilação e à própria aplicação da prisão preventiva aos magistrado­s. Os comportame­ntos retratados no processo Lex, e que o CM tem divulgado para que todos os portuguese­s possam ter conhecimen­to, são uma nódoa que vai custar a sair do nosso sistema judicial.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal