Correio da Manhã Weekend

Juíza indignada com pressões de Rangel no processo de Vieira

-

foi muito insistente junto de Rui Rangel

presidente da comarca , Rosa Vasconcelo­s Foi a juiz presidente do Tribunal da Comarca de Lisboa Oeste, do qual faz parte o Tribunal Administra­tivo e Fiscal de Sintra, quem foi ao gabinete da juíza titular do processo fiscal de Vieira, Isabel Fernandes, saber quando é que seria conhecida a decisão. Mas tudo começou com contactos feitos pelo juiz Rui gistrada disse mesmo que houve “uma trama nas suas costas”. “Estava com mais pessoas no gabinete e perguntara­m pelo número de processo. Queriam saber qual era a probabilid­ade de ter uma decisão ou quando sairia a decisão”, revelou a juíza, que respondeu que a decisão seria conhecida “quando fosse possível”.

As escutas da acusação no processo Lex revelam que Jorge Barroso, advogado e dirigente benfiquist­a, pediu a uma funcionári­a judicial do Tribunal de Sintra uma reunião entre Vieira e a juíza, o que não foi aceite. “Em Sintra, os funcionári­os têm como regra informar que os juízes não recebem advogados nem mantêm reuniões com os mesmos”, afirmou. Mas a juíza vai mais longe, consideran­do assustador o comportame­nto de Rangel, uma vez que coloca em causa a sua honra profission­al e a do próprio tribunal, acerca de uma alegada facilidade em se conseguir uma decisão judicial.

Na acusação do processo Lex constam várias mensagens entre Vieira e Rangel, com o presidente do Benfica a pressionar o ex-magistrado para resolver a sua contenda fiscal.

O processo de Vieira contra o Fisco estava parado há vários anos em Sintra. Em causa estava a devolução de 1,6 milhões de euros pagos em IRS, montante reclamado por Vieira.

 ??  ?? 1
2
1 2
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal