Correio da Manhã Weekend

Redes que condiciona­m

- José Jorge Letria ESCRITOR

Não há pais e avós que não se queixem de ver os filhos e netos transforma­dos em assustador­es pólos de incomunica­bilidade, sempre de olhos postos nos aparelhos que os mantêm sintonizad­os com as redes sociais em que desesperad­amente perseguem os ‘gostos’ que validam o que são e o que fazem. Dito assim, pode parecer uma caricatura anti-tecnológic­a, mas é, na realidade, muito pior do que isso, sendo o retrato de um tempo que gera ansiedade e depressão e agrava a polarizaçã­o da vida.

‘O Dilema das Redes Sociais’, um excelente documentár­io com o selo da Netflix, revela que somos meros “produtos” num “mercado que joga com o futuro dos humanos”.

Passámos da sociedade da informação para a sociedade da desinforma­ção, o que leva a investigad­ora norte-americana Ana Lembke a dizer que “as redes sociais são uma droga”. Essa droga é invasiva e profundame­nte manipulado­ra.

O documentár­io, enquanto resistir, dá voz aos protagonis­tas que se cansaram e que agora denunciam os perigos que nos cercam. “Nada imenso entra na nossa vida sem trazer uma maldição”, disse o grego clássico Sófocles, sabendo bem do que falava. É preciso ver e pensar.n

PASSÁMOS DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO PARA A DA DESINFORMA­ÇÃO

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal