Correio da Manhã Weekend

“CONTRAÇÕES DURANTE O ATO SEXUAL”

“EU E A MINHA NAMORADA ESTIVEMOS TRÊS MESES SEPARADOS DEVIDO À PANDEMIA E ELA AGORA SENTE FORTES CONTRAÇÕES DURANTE O ATO SEXUAL. PORQUE É QUE ACONTECE?” MÁRIO, BRAGANÇA

-

Caro leitor, cada pessoa experienci­a os orgasmos de forma diferente e com intensidad­es que variam também consoante a situação e, claro, o grau de excitação. As contrações vaginais e uterinas que a sua namorada manifestou podem ser a resposta do corpo dela à excitação sexual intensa, que provoca um aumento da tensão muscular. Caso ela não sinta qualquer dor nem desconfort­o, podem ter simplesmen­te descoberto uma forma de lhe provocar sensações mais intensas, o que é benéfico para a relação sexual! Se houver algum tipo de dor ou desconfort­o, é necessário consultar o médico. A resposta sexual de cada pessoa varia ao longo do tempo e consoante a situação, o parceiro, o contexto, etc. As contrações musculares ocorrem durante a fase de orgasmo, tendo uma duração aproximada entre 3 a 15 segundos.

Cara Leitora, são vários os motivos que podem afetar o desempenho sexual do homem, quer sejam fatores emocionais, físicos, ou ambos. Recomendo-lhe que aconselhe o seu marido a ir a um médico urologista para realizar alguns exames e medir os níveis de testostero­na. Se estes valores forem normais então terão de procurar outras possíveis causas. O seu marido está a tomar alguma medicação? Sofre de diabetes, problemas de hipertensã­o arterial ou coração? Estas são algumas das causas mais comuns de impotência. Quanto a saber se tem cura, existem cada vez mais soluções de todo o tipo, por isso esteja descansada.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal