Correio da Manhã Weekend

OS ESTADOS UNIDOS LIDERAM A PRODUÇÃO MUNDIAL DE PETRÓLEO E, TAMBÉM, O CONSUMO DO OURO NEGRO.

RESERVAS Venezuela concentra 17,5% do potencial de extração que existe no Mundo CONSUMO Maioria dos países dos continente­s americano e europeu está a reduzir a utilização do ouro negro

- RAQUEL OLIVEIRA

Os Estados Unidos lideram não só a produção mundial de petróleo - lugar que recuperara­m em 2015 à Arábia Saudita -, como também o consumo mundial do ouro negro. Já quanto às reservas, é a Venezuela quem mais petróleo tem para os próximos 50 anos, com um potencial de 303 mil milhões de barris, 17,5% do total mundial.

Os americanos atingiram o ano passado uma produção diária de 17 milhões de barris, à frente da Arábia Saudita, que produziu 11,8 milhões, pouco mais do que a Federação Russa, outro gigante do petróleo. Os Estados Unidos recuperara­m a liderança neste mercado na sequência da exploração do ‘shale oil’, que garante petróleo quase à superfície, reduzindo os custos de exploração.

São também os Estados Unidos que detêm a maior capacidade de refinação, seguida da China, que – apesar de ter pouca expressão na produção - é um grande comprador mundial de crude.

Os Estados Unidos lideram igualmente a tabela do consumo, com a China no seu encalço. Por dia, o Mundo consumiu o ano passado um pouco mais de 98 milhões de barris por dia, um aumento de 0,9% face ao ano anterior, segundo uma das principais referência­s da indústria petrolífer­a, o BP Statistica­l Review of World Energy, divulgado este ano.

O consumo de petróleo caiu na maioria dos países desenvolvi­dos da América do Norte, Central e do Sul - e aumentou na maioria dos países em desenvolvi­mento, com destaque para as regiões da Ásia-Pacífico e África. O consumo na Europa caiu, o ano passado, cerca de 0,3%, com Portugal a destacar-se em contracicl­o, com uma subida superior a 7% (ver texto ao lado). Apesar do aumento do consumo de outras formas de energia, o petróleo deverá continuar a assegurar as necessidad­es mundiais nos próximos 30 anos.n

 ??  ?? 24
O mar continua a concentrar uma boa parte das reservas mundiais de petróleo
24 O mar continua a concentrar uma boa parte das reservas mundiais de petróleo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal