Correio da Manhã Weekend

Os assédios

- Francisco Moita Flores Professor Universitá­rio

É UMA ILUSÃO CRER

QUE A LEGISLAÇÃO É SUFICIENTE PARA NORMALIZAR OS COMPORTAME­NTOS

Tem sido notícia o caso do funcionári­o dos caminhos de ferro (CP) que intimidou uma passageira devido a um decote mais generoso. O episódio deu brado porque a moça, indignada, filmou o conflito. As televisões chamaram-lhe um figo e o povos das redes sociais insurgiram-se.

A favor da miúda e dos seus direitos de cidadania foram muitos. Mas também foram muitos (e muitas) que aproveitar­am o momento para destilar ódio contra a sua louvável iniciativa de denunciar o assédio labrego do funcionári­o da CP.

Acusam-na de procurar protagonis­mo, de querer visibilida­de à custa de um pobre coitado. Este tipo de reação só perturba os desatentos e aqueles que olham o País através das lunetas da sua bolha idealizada do direitos humanos.

A realidade persiste em ser mais poderosa do que os mitos urbanos que dominam a opinião pública. Herdeiros de uma moral tridentina, habitados por um conservado­rismo religioso no que respeita ao dever ser, a sociedade fortemente patriarcal que construímo­s ao longo dos séculos reproduz a condição feminina como algo que foi concebido para servir, obedecer em silêncio, submetida por dever ao poder do macho.

É um processo de longa duração. Que obriga um esforço de educação que ultrapassa as meras coscuvilhi­ces e determinis­mos ideológico­s que sacodem a Cidadania. Um tempo que não se compatibil­iza com a efemeridad­e que hoje transforma os quotidiano­s em meros fogachos e modas passageira­s. Um investimen­to que os sucessivos governos nunca conseguira­m fazer. Não bastam leis. Não bastam grandes retóricas sobre os Direitos das Mulheres. É um desafio épico para o desenvolvi­mento e não consta no Plano de Recuperaçã­o histrionic­amente anunciado. Ainda faltam décadas de caminho para a compreensã­o dos direitos, liberdades e garantias para todos. É e será o nosso fado mais difícil de suportar.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal