Correio da Manhã Weekend

Sacos azuis pagaram luvas a 11 funcionári­os

-

Alguns dos ex-responsáve­is do BES e do GES que aderiram ao perdão fiscal surgem na lista dos 11 antigos funcionári­os do BES e do GES que, segundo a acusação do Ministério Público, terão recebido luvas do GES em troca do apoio dado a Ricardo Salgado no esquema de financiame­nto do GES. São os casos de Amílcar Morais Pires, Isabel Almeida, António Soares, todos ligados à área financeira do BES, e de José Castella, controlado­r financeiro do GES.

Identifica­dos como prémios salariais, os supostos subornos terão sido pagos por cinco sociedades offshore que funcionari­am como sacos azuis do GES para o pagamento de bónus. Essas vantagens terão sido prestadas, segundo a acusação, por decisão de Salgado.

Os alegados subornos terão sido pagos, a título de prémios, a nove funcionári­os do BES e dois quadros do GES: Amílcar Morais Pires, Isabel Almeida, António Soares, Pedro Serra, Pedro Pinto, Nuno Escudeiro, Cláudia Faria, Paulo Ferreira e Pedro Costa, todos ligados à área financeira do BES; e Francisco Machado da Cruz e José Castella, ambos colaborado­res do Grupo Espírito Santo.

Morais Pires terá recebido do GES, segundo a acusação do caso GES, o montante mais elevado em alegadas luvas, em troca do apoio dado a Ricardo

Salgado: entre 2008 e 2014, o administra­dor financeiro do BES terá recebido, a título de supostos prémios salariais, mais de 22,25 milhões de euros.

Além de Morais Pires, há dois outros casos com valores elevados: José Castella, com quatro milhões de euros, e Isabel Almeida, com 2,85 milhões.n

SUBORNOS FORAM IDENTIFICA­DOS COMO PRÉMIOS SALARIAIS

 ??  ?? Amílcar Morais Pires terá recebido 22,25 milhões de euros do GES
Amílcar Morais Pires terá recebido 22,25 milhões de euros do GES

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal