Correio da Manhã Weekend

NATURISMO: UM ESTILO DE VIDA “RESPEITADO­R”

- MARTA FERREIRA

Numa altura em que os nossos rostos são tapados para conter os contágios de Covid-19, há quem se destape para uma vida alternativ­a. No Monte Naturista O Barão, em Santiago do Cacém, respira-se a natureza e a tranquilid­ade, sem roupa, durante todo o ano. O dress code é aquele com que todos nascemos: a nossa pele. O parque é ideal para umas férias na tranquilid­ade do campo seja no verão ou no inverno, numa autocarava­na, numa tenda ou numa das diferentes casas de férias que o parque dispõe para os seus visitantes.

Em ‘território’ naturista não há marcas do Sol e o tecido que se vê é o das toalhas estendidas após uma tarde na piscina. Há pessoas que leem deitadas nas espreguiça­deiras em frente às caravanas, outras descansam. Há quem prepare o almoço, passeie ou desfrute do silêncio que ali se vive. Tudo isto ‘ao natural’ e de forma descontraí­da.

Neste espaço ninguém ouve música alta. Ninguém grita. Respeita-se o silêncio uns dos outros. Este respeito pelo espaço e descanso de cada um é uma das principais caracterís­ticas dos naturistas. “É tranquiliz­ante, é um estilo de vida respeitado­r onde as pessoas se respeitam umas às outras e à natureza”, explica Júlio, um militar que se apaixonou pelo naturismo e que divide a sua profissão com o cargo de presidente do Clube Naturista

do Centro. Neste espaço há portuguese­s e também estrangeir­os que veem o monte como um “pequeno paraíso”.

Os donos, Laura e Jeff, são holandeses e deixaram tudo o que tinham na Holanda para abrirem, em Portugal, o monte naturista. Laura assume ao CM que apesar de ser difícil a gestão de um espaço desta dimensão, não trocava a sua vida para estar num escritório.

O espaço dispõe de várias opções. Entre maio e abril, os preços diários são de 7,80 € por adulto e 4 € por crianças menores de 10 anos. No inverno, entre outubro a abril, uma estadia de longa duração (30 dias) para duas pessoas com autocarava­na custa 12 euros por noite. Há ainda as estadias de curta duração que ficam por 16 euros/noite. O parque conta ainda com várias opções de casas de férias cujos preços são variáveis consoante a duração da estadia, tipo de casa e altura do ano.n

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal