Correio da Manhã Weekend

Corte do imposto na fonte aumenta pouco o salário

OBJETIVO Executivo quer incentivar o consumo dos portuguese­s

-

rA descida da taxa de IRS na fonte vai beneficiar cerca de dois milhões de contribuin­tes, mas o salário líquido mensal terá um aumento pouco expressivo. As taxas de retenção terão uma descida média de 2%: com base neste valor, um casal com dois filhos que tenha um ordenado mensal bruto entre 1562 euros e 5194 euros terá um aumento no salário líquido entre cerca de cinco euros e cerca de 17 euros por mês.

O Governo vai avançar com a redução da taxa de IRS na fonte, em 2021, para incentivar o consumo e tentar ultrapassa­r a crise causada pela pandemia. A ideia do Executivo, segundo o ‘Expresso’, é reduzir a taxa de retenção na fonte, em média, cerca de 2%. A aplicação da redução desta taxa será progressiv­a, diminuindo à medida que o valor do salário aumenta, e tem por objetivo aumentar o rendimento disponível das famílias em cada mês.

Com a redução da taxa de IRS aplicada ao salário bruto mensal, os trabalhado­res por conta de outrem ficam com um ordenado líquido mais alto. Mas este valor varia em função da taxa aplicada e, sobretudo, do montante do salário. A redução da taxa de retenção de IRS na fonte significa também que os contribuin­tes terão um reembolso de IRS mais baixo em 2022.n

DE RETENÇÃO DO IRS TERÃO UMA REDUÇÃO MÉDIA DE 2% EM 2021

 ??  ?? A pandemia de Covid-19 causou uma crise profunda na economia
A pandemia de Covid-19 causou uma crise profunda na economia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal