Correio da Manhã Weekend

KULKOV MORRE AOS 54 ANOS

PORTUGAL Antigo médio represento­u o Benfica e o FC Porto nos anos 90

- MÁRIO PEREIRA

Krulkov, antigo futebolist­a internacio­nal russo que represento­u o Benfica e o FC Porto na década de 90, morreu ontem, aos 54 anos. A notícia do faleciment­o foi dada pela sua mulher, Elena Maharadze, sem outros detalhes, mas sabe-se que o antigo médio lutava contra um cancro no esófago desde agosto do ano passado. Por outro lado, a imprensa russa tinha feito saber, na últimas horas, que Kulkov tinha testado positivo à Covid-19.

Vassily Sergeyevic­h Kulkov nasceu em Moscovo a 11 de junho de 1966. Debutou como profission­al em 1986 no

Presnya Moscovo mas foi no Spartak que se destacou. Em 1990/91, com esta equipa, chegou às meias-finais da Liga dos Campeões. O Benfica reparou nele e em 1991 transferiu-se para o clube da Luz, numa altura em que já era internacio­nal pela ex-União Soviética e depois do desmantela­mento pela Rússia.

Chegou ao Benfica acompanhad­o do seu compatriot­a Sergei Yuran, tendo-se juntado a estes dois, um ano mais tarde, Aleksandr Mostovoi. Um trio russo que na altura deu que falar no futebol português.

No Benfica, Kulkov conquistou um campeonato e uma Taça de Portugal. Em 1994/95, ele e Kulkov foram protagonis­tas de uma badalada dupla transferên­cia para o FC Porto. Ali ganharam mais um título de campeões. No final da época, Kulkov regressou ao Spartak, jogou mais alguns anos na Rússia e em 1999/2000 regressou a Portugal para fazer uma época no Alverca, antes da retirada.

Benfica e FC Porto publicaram ontem notas de condolênci­as nas redes sociais.n

 ??  ?? jogou durante três épocas no Benfica, 91/92 a 93/94 2 Russo represento­u depois o FC Porto em 94/95
jogou durante três épocas no Benfica, 91/92 a 93/94 2 Russo represento­u depois o FC Porto em 94/95
 ??  ?? 1 Kulkov
1 Kulkov

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal