Correio da Manhã Weekend

“RONALDO ESTÁ BEM E ACONSELHA-SE”

- DANIEL MONTEIRO

AMBIÇÃO Fernando Santos destaca poderio da seleção francesa (campeã do Mundo), mas frisa que Portugal tem as próprias “armas” CONFIANÇA “Ronaldo continua a querer fazer mais e mais. Está bem e aconselha-se”, disse o selecionad­or sobre o capitão da equipa nacional

Vamos para este jogo com a convicção de que podemos ganhar. Grau de dificuldad­e elevado? Segurament­e. Temos de estar no topo em todos os momentos do jogo. Humildade e subserviên­cia não são a mesma coisa. Uma coisa é ter respeito, outra é subserviên­cia. Isso não vai acontecer. É importante estarmos ao melhor nível. Não será fácil para Portugal, mas também não será fácil para a França.” Foi desta forma que Fernando Santos, que ontem celebrou o 66º aniversári­o, lançou o duelo de hoje (19h45) frente à seleção francesa, campeã do Mundo, referente à 3ª jornada do Grupo 3 da Liga das Nações. Um encontro que marca também o regresso da equipa das quinas ao palco onde se sagrou campeã europeia em 2016 (ver peça anexa).

Fernando Santos falou depois do momento de Cristiano Ronaldo. E assegurou que o capitão está sempre motivado, independen­temente dos recordes que persegue. “Para o Cristiano é sempre importante estar ao melhor nível, ele alimenta-se disso. Quando o vi com 17 anos é que me impression­ou, essa vontade de bater recordes. E ao longo de todos estes anos, mantém essa vontade. No dia em que deixar de ter essa adrenalina, sairá pelo pé dele. Como continua a querer fazer mais e mais, está bem e aconselha-se.”

O jogo é de capital importânci­a, uma vez que se discute a liderança do grupo. Mas também será especial para Fernando Santos. O ‘engenheiro’ cumpre hoje o jogo 75 ao leme de Portugal e torna-se no selecionad­or nacional com mais encontros disputados, depois de ter igualado Scolari (74) na partida de quarta-feira, frente à Espanha (0-0). O técnico, contudo, nem quer ouvir falar de registos. “Não ligo a estatístic­as. Leio e ouço mas não ando à procura de conseguir mais jogos, menos jogos… nem mais vitórias. O que sempre me norteou foi fazer com que as minhas equipas façam bem, chegar o mais longe possível e ganhar”, frisou.

O selecionad­or nacional irá então alcançar uma marca histórica num palco de boas memórias para todos os portuguese­s. Foi precisamen­te no relvado do Stade de France que Portugal conquistou o Europeu de 2016. O orgulho dos franceses ainda pode estar ferido, mas Fernando Santos não acredita em desejos de desforra. “Se há grande vontade da França? Acho isso normal. Mas tenho dificuldad­e em aceitar que jogadores deste nível entrem no jogo ansiosos por esse tipo de situações”, afirmou.n

FERNANDO SANTOS FEZ ONTEM 66 ANOS E HOJE BATE UM RECORDE

TORNA-SE O TREINADOR COM MAIS JOGOS (75) COMO SELECIONAD­OR

 ??  ??
 ??  ?? Cristiano Ronaldo e Renato Sanches no treino de ontem
Cristiano Ronaldo e Renato Sanches no treino de ontem
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal