Correio da Manhã Weekend

Leva 18 anos por matar com picador

HOMICIDA José Santos desferiu 16 golpes na vítima, após discussão

- RAFAEL DOMINGUES

OrTribunal de Faro condenou ontem a 18 anos e um mês de prisão o homem que matou a companheir­a com um picador de gelo, em maio de 2019, na habitação desta, em Vila Real de Santo António. Segundo apurou o Correio da Manhã junto de fonte judicial, ficaram provados os crimes de homicídio qualificad­o e furto.

De acordo com a acusação do Ministério Público, “José Santos e Sónia Ribeiro encetaram uma discussão” relacionad­a com ciúmes, enquanto mantinham relações sexuais. O homicida, de 46 anos, imobilizou depois a vítima, “agarrando-a com força por ambos os braços e desferiu-lhe um soco na cara”. Já com Sónia Ribeiro inanimada, José Santos pegou “num objeto semelhante a um picador de gelo” e desferiu-lhe 16 golpes em várias partes do corpo.

Após matar a companheir­a, percorreu a casa e furtou vários objetos, incluindo a carteira e o telemóvel desta. Sónia, de 37 anos, acabou por ser encontrada sem vida, no quarto, pela filha, que tinha acabado de regressar da escola.

O coletivo de juízes decidiu aplicar 18 anos de prisão pelo crime de homicídio qualificad­o e três meses de prisão pelo crime de furto, o que levou a um cúmulo jurídico de 18 anos e um mês. A leitura do acórdão, à qual o CM não teve acesso devido à limitação de lugares na sala de audiências, durou cerca de cinquenta minutos. À saída, familiares de Sónia Ribeiro proferiram insultos contra o homicida, que vai cumprir pena de prisão no Estabeleci­mento Prisional de Olhão.n

 ??  ??
 ??  ?? 1 Arguido esteve ontem no Tribunal de Faro para a leitura do acórdão 2 Sónia Ribeiro,
de 37 anos, foi morta em maio do ano passado 3 José Santos, de 46, foi condenado por homicídio qualificad­o e furto
1 Arguido esteve ontem no Tribunal de Faro para a leitura do acórdão 2 Sónia Ribeiro, de 37 anos, foi morta em maio do ano passado 3 José Santos, de 46, foi condenado por homicídio qualificad­o e furto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal