Correio da Manhã Weekend

Salva 46 mil postos

MEDIDA Além da manutenção dos empregos, setor teria redução de encargos entre 606 e 732 milhões €

- ANDRESA PEREIRA

Arredução do IVA para os 6%, durante um ano, nos serviços de alimentaçã­o e bebidas, permitiria manter até 46 mil empregos e 10 mil empresas, custando entre 90 e 338 milhões de euros ao Estado. As conclusões constam de um estudo da consultora Pricewater­houseCoope­rs (PwC), pedido pela AHRESP, associação que representa a restauraçã­o.

A descida temporária do IVA para a taxa reduzida (6%), entre outubro de 2020 e setembro de 2021, “permitiria a manutenção de 35 a 46 mil postos de trabalho e de sete a 10 mil empresas”, lê-se, havendo uma “redução dos encargos do setor entre 606 e 723 milhões”. “Esta manutenção de postos de trabalho poderia permitir um efeito positivo para o Estado em IRS, Taxa Social Única e redução de despesa com subsídio de desemprego entre 394 e 516 milhões, reduzindo o impacto global nas contas do Estado pela perda de receita de IVA”, conclui.

“O que o Governo disponibil­izou - basicament­e o layoff e os seus sucedâneos, as moratórias (algumas delas já a recair sobre as empresas) e endividame­nto - não é o que vai salvar as empresas e permitir-lhes estar de portas abertas”, disse Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP. “Não vamos aguentar sem medidas robustas.”n

 ??  ?? Quebra
No mês de setembro, 70% das empresas do setor reportaram quebras superiores a 40%.
Quebra No mês de setembro, 70% das empresas do setor reportaram quebras superiores a 40%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal