Correio da Manhã Weekend

“ELA NÃO QUER QUE USE PRESERVATI­VO”

“A MINHA NAMORADA NÃO QUERER QUE EU USE PRESERVATI­VO. TENHO 29 ANOS E AINDA NÃO QUERO SER PAI. ELA TEM 26 ANOS E NÃO USA QUALQUER MÉTODO CONTRACETI­VO, DIZ QUE QUER QUE HAJA MAIOR PROXIMIDAD­E FÍSICA ENTRE NÓS.” ANDRÉ, COVILHÃ

-

Caro leitor, numa relação só deve ser feito aquilo que for consensual, e que traga bem-estar a ambos. Se fazer amor sem preservati­vo o deixa desconfort­ável, não deve fazê-lo, até porque está a ter uma atitude madura e bastante sensata. O preservati­vo ajuda a proteger contra infeções e doenças e serve também como forma de evitar uma gravidez indesejada. Ter um filho é assumir um compromiss­o para toda a vida e traz uma alteração profunda à vida de cada um dos pais e do casal. Assim, é importante que haja comunicaçã­o entre ambos e que juntos procurem formas de aumentar a proximidad­e física, mesmo com preservati­vo. Explorem outro tipo de toques e de carícias, utilizando as mãos, a boca e outras partes do corpo, por exemplo.

Cara leitora, o copo menstrual é um dispositiv­o feito num material altamente maleável e hipoalergé­nico, que se introduz no canal vaginal e que, uma vez colocado, acumula o fluxo menstrual (como um copo). Ao fim de um máximo de 12 horas é retirado. As cuecas menstruais são utilizadas como cuecas normais, porém são feitas com um material altamente absorvente, o que faz com que absorvam o fluxo menstrual. São, depois, lavadas à mão ou na máquina.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal