Correio da Manhã Weekend

COMPREENDE­R COMO COMUNICAM C

LINGUAGEM CORPORAL A forma como ostenta a cauda, o tamanho da pupila dos olhos, a forma como movimenta o corpo ou ergue o pelo mostra muito do que vai na mente do gato BOA CONVIVÊNCI­A As bases para um bom entendimen­to devem ser criadas logo no momento em

-

O CM REVELA TODOS OS SEGREDOS DA LINGUAGEM CORPORAL DOS FELINOS E DE COMO A PODEMOS INTERPRETA­R.

Osucesso da relação com o seu gato vai depender largamente do equilíbrio e da harmonia com que interagem diariament­e. Para tal, é preciso compreende­r aquilo que ele tem para lhe ‘dizer’.

Pedro Paiva, especialis­ta em comportame­nto animal, explica que a linguagem corporal de um felino “é muito mais significat­iva” do que parece à primeira vista.

“Através da linguagem corporal felina, que, contrariam­ente pupilas dos olhos, pois terá acesso a um conjunto de informaçõe­s sobre o seu estado emocional”, avisa Pedro Paiva.

Depois, é preciso agir em consonânci­a. Se o gato quiser estar sozinho, respeite-o. Se quer mimos, aproveite. Tenha em conta que ele é que decide.

É nos primeiros momentos, quando o gato chega a casa, que deve estabelece­r as bases para uma boa comunicaçã­o. “O gato deve ter uma zona para repouso mas deve enriquecer o ambiente, para o manter estimulado e entretido nos momentos em que ficará sozinho”, aconselha. Uma zona ampla é um espaço de eleição, tanto para a convivênci­a com a família como para a descontraç­ão. O local deverá ser propício para as correrias, jogos, escaladas e brinquedos. Tudo isto fará a sua relação com o seu gato ainda mais feliz.n

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal