Correio da Manhã Weekend

Conselho pede mais rapidez a Ivo Rosa

Ivo Rosa não se compromete com qualquer prazo para acabar

- TÂNIA LARANJO/CARLOS RODRIGUES

OConselho Superior da Magistratu­ra quer que o processo Marquês termine rapidament­e. Oficiou Ivo Rosa, sensibiliz­ando-o para a necessidad­e de ler a decisão instrutóri­a ainda este mês de outubro, mas o magistrado não se compromete­u com prazos. Nem tão pouco disse se a decisão poderá ser conhecida ainda este ano.

“Este é o tempo da Justiça e a Justiça precisa deste tempo”, disse Ivo Rosa a 3 de julho, quando procedeu ao debate instrutóri­o.

Para o ajudar a redigir a decisão, Ivo Rosa tem a auxiliá-lo uma juíza do Tribunal de Alenquer que, teoricamen­te, todos as semanas se desloca ao tribunal para ajudar na decisão final.

Embora os prazos sejam meramente indicativo­s e o Conselho Superior da Magistratu­ra não tenha poder para dar ordens ao juiz, pode ordenar que seja levada a cabo uma inspeção ao magistrado.

Ivo Rosa está em exclusivo no processo Marquês desde que lhe foi distribuíd­a a instrução e a demora poderá levar à prescrição de vários crimes.

Certo é que qualquer que seja a decisão será passível de recurso, para o Tribunal da Relação de Lisboa, e só daqui a vários anos é que o caso chegará a julgamento.

Também muitas das questões que não foram discutidas na instrução, mas que foram levantadas pelas defesas, só sobem para a Relação quando a decisão for conhecida - o que atrasará inevitavel­mente um processo que por envolver um ex primeiro-ministro, José Sócrates, deveria ser a todos os níveis exemplar.

Sem prazos para terminar, Carlos Alexandre continuará a ser o único juiz do Tribunal Central, sendo-lhe distribuíd­os todos os processo complexos. Neste momento, o juiz tem nas mãos o caso da EDP e deverá brevemente dar início à instrução do caso Máfia do Sangue.n

É PASSÍVEL DE RECURSO E JULGAMENTO DEMORARÁ VÁRIOS ANOS

 ??  ?? Juiz Ivo Rosa está dedicado em exclusivo ao processo Marquês
Juiz Ivo Rosa está dedicado em exclusivo ao processo Marquês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal