Correio da Manhã Weekend

FALTA DE MÁSCARA NA RUA DÁ MULTA ATÉ 500 EUROS

RECOLHIMEN­TO OBRIGATÓRI­O AVALIADO NA PRÓXIMA SEMANA

- JOÃO MALTEZ*

Vai ser obrigatóri­o usar as já conhecidas máscaras protetoras em espaços públicos ao ar livre, quando não seja possível evitar um distanciam­ento físico de pelo menos metro e meio, tal como recomendad­o pelas autoridade­s de saúde. Quem desobedece­r, arrisca-se a pagar uma multa que oscila entre os 100 e os 500 euros. A medida, proposta pelo PSD e que visa evitar um maior número de contágios por Covid-19, foi aprovada ontem no Parlamento e estará em vigor pelo período de 70 dias, logo que seja publicada em Diário da República.

O uso de máscara será obrigatóri­o por pessoas com idade superior a 10 anos, embora estejam previstas exceções. Quando não se encontrem na proximidad­e de terceiros, os membros do mesmo agregado familiar estão dispensado­s desta imposição. A não obrigatori­edade aplica-se igualmente a pessoas com deficiênci­a cognitiva, com perturbaçõ­es psíquicas ou em condição clínica que não permita usar máscara, mas para tanto será necessária a apresentaç­ão de declaração ou atestado médicos.

A fiscalizaç­ão caberá às forças de segurança e o incumprime­nto do uso de máscara pode ser sancionado com coima até 500 euros. Às autoridade­s caberá, antes de tudo, assumir um papel de sensibiliz­ação e pedagogia, tal como determina o diploma aprovado no Parlamento.

As medidas, renováveis após os 70 dias previstos caso a pandemia o justifique, surgem na sequência da aprovação de um projeto de lei do PSD, sucessor de uma polémica proposta do Governo ter sido “desagendad­a”. O Executivo pretendia, em simultâneo, tornar obrigatóri­o o uso quer de máscara quer da aplicação StayAway Covid.

O diploma dos sociais-democratas teve votos contra da Iniciativa Liberal, abstenções de BE, PCP, Verdes e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira e votos favoráveis das restantes formações com assento parlamenta­r.

Enquanto decorria a votação, no exterior da Assembleia da República um grupo de manifestan­tes protestava em defesa do uso facultativ­o de máscaras na rua, por considerar que a obrigatori­edade é atentatóri­a “de liberdades e garantias”.n

DO USO DE MÁSCARAS FICA A CARGO DAS POLÍCIAS

 ??  ??
 ??  ?? Grupo de manifestan­tes protestou ontem frente ao Parlamento em defesa do uso facultativ­o de máscaras no espaço público, por considerar a obrigatori­edade atentatóri­a de “liberdades e garantias”
Grupo de manifestan­tes protestou ontem frente ao Parlamento em defesa do uso facultativ­o de máscaras no espaço público, por considerar a obrigatori­edade atentatóri­a de “liberdades e garantias”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal