Correio da Manhã Weekend

EUA: contagem final

- Rui Pereira Professor Universitá­rio

PARADOXALM­ENTE, A REGRA DO MICROFONE FECHADO BENEFICIOU

TRUMP

Assistimos, ontem, ao último debate entre Biden e Trump. Mais uma vez, ninguém venceu. No primeiro sucedera o mesmo, mas escapou aos analistas que, apesar de ninguém ter ganhado, houve quem perdesse. O inefável Trump perdeu contra si próprio, pela sua agressivid­ade e por se ter provado que não consegue portar-se com decência. As sondagens refletiram esta perceção.

Desta vez, Trump não se conseguiu derrotar! Paradoxalm­ente, a regra do microfone fechado beneficiou-o. Em substância, Biden teve razão na generalida­de dos temas e demonstrou que tem um programa sério, ficando dúvidas, como de costume, sobre se é exequível. Mas tem razão quanto à pandemia, os cuidados de saúde, o ambiente, os impostos e a política de confrontaç­ão.

No discurso, Biden teve de alienar parte do eleitorado (os americanos ricos, ao falar de impostos, e os brancos pobres que trabalham nas indústrias poluentes). No final, Biden

voltou a deixar entrever uma gaguez estoicamen­te reprimida. O cansaço coincidiu, agora, com os ataques de Trump ao filho e ao irmão, que teriam “usado” o seu nome em negócios no estrangeir­o.

É necessária muita desfaçatez para Trump puxar esta conversa. Não há memória de tanto nepotismo como na sua era, com mistura de negócios com assuntos de Estado e a colonizaçã­o familiar da Casa Branca. Porque não usou Biden tal argumento? Por exaustão, mas decerto também por convicção. Biden não quer hipotecar uma imagem de decência, que Trump pretende conspurcar.

Biden esteve bem ao apelar à união dos americanos em torno de valores tradiciona­is e ao condenar o discurso de confrontaç­ão. Por não ter voltado a perder consigo próprio, Trump pode ter recuperado um pouco. Mas se escolhesse uma palavra de ordem para Biden, diria aos cidadãos americanos: “Votem num Presidente que se preocupe convosco, não num Presidente de comícios.”n

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal