Correio da Manhã Weekend

PERGUNTAS E RESPOSTAS

-

– A lei foi diversas vezes vetada no Tribunal Constituci­onal. A forma como foi redigida pode ter sido determinan­te para esse desfecho?

– A questão é antiga e a solução é há muito conhecida. Em 2006, Oliveira Martins, ex-presidente do Tribunal de Contas, já dizia que bastava restringir o universo a detentores de cargos públicos, para que a lei fosse aprovada.

– A petição do Correio da Manhã, a propor a criminaliz­ação do enriquecim­ento ilícito, foi discutida na Assembleia da República?

– A petição foi lançada no início de 2011 e em poucos meses ultrapasso­u as trinta mil assinatura­s. Foi analisada na Assembleia da República, mas nunca passou do papel.

– Juristas sempre pediram a criminaliz­ação?

– Sim. O professor e juiz Paulo Pinto de Albuquerqu­e, a procurador­a Maria José Morgado e o então presidente do sindicato dos Magistrado­s do Ministério Público, João Palma, foram alguns dos que assinaram a petição do Correio da Manhã.

– O governo de Pedro Passos Coelho aprovou a criminaliz­ação do enriquecim­ento ilícito que depois foi chumbada no Constituci­onal. Rui Rio também defende a criminaliz­ação do ato? – O atual presidente do PSD disse em 2015 que tinha sérias dúvidas sobre a lei. “Tenho dúvidas se o que chamam enriquecim­ento ilícito é para verdadeira­mente combater a corrupção ou se é para arranjar mais uma montanha de problemas e de injustiças e de perseguiçõ­es políticas”, afirmou .

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal