Correio da Manhã Weekend

Mudanças no ‘Ticão’ sem votos contra

MUDANÇA r Carlos Alexandre e Ivo Rosa terão a companhia de mais sete juízes em janeiro de 2022

- JOÃO MALTEZ

Em vez de dois juízes, Carlos Alexandre e Ivo Rosa, o Tribunal Central de Instrução Criminal – ‘Ticão’ – terá nove, em janeiro de 2022, ao integrar os magistrado­s judiciais do Juízo de Instrução Criminal de Lisboa, que será extinto.

A mudança resulta de uma proposta de lei do Governo aprovada ontem no Parlamento com os votos a favor do PS, PCP, Verdes e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira, e a abstenção dos restantes partidos. O diploma da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, vai ainda ser discutido na especialid­ade, na Comissão Parlamenta­r de Assuntos Constituci­onais.

Do Juízo de Instrução Criminal de Lisboa transitam para o ‘Ticão’, além de sete juízes, os oficiais de justiça e os processos pendentes, que vão manter-se nas mãos dos magistrado­s a quem foram distribuíd­os. Carlos Alexandre e Ivo Rosa também mantêm os seus casos.

O ‘Ticão’ foi instalado em 1999 e a sua competênci­a é nacional. Acolhe a instrução da criminalid­ade mais grave e altamente organizada, nomeadamen­te na área económica e financeira. A Operação Marquês, a que está associado o antigo primeiro-ministro José Sócrates, ou os processos que envolvem o grupo GES, com Ricardo Salgado à cabeça, estão neste tribunal.

FUNCIONÁRI­OS DO JUÍZO DE INSTRUÇÃO CRIMINAL DE LISBOA VÃO PARA O ‘TICÃO’

 ??  ?? Ministra da Justiça, Francisca van Dunem, esteve no Parlamento a defender a sua proposta para mudanças no ‘Ticão’
Ministra da Justiça, Francisca van Dunem, esteve no Parlamento a defender a sua proposta para mudanças no ‘Ticão’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal