Correio da Manhã Weekend

PSP entrega-se na cadeia de Évora

PROCESSO r Joel Machado é o único dos 17 agentes com pena efetiva

- MIGUEL CURADO

Oúnico dos 17 agentes da PSP da Amadora condenado a pena efetiva no tribunal, em maio de 2019, por crimes de agressões e sequestro a moradores do Bairro da Cova da Moura, entregou-se na prisão de Évora para começar a cumprir os 18 meses de cadeia.

Joel Machado, até aqui colocado no Comando da PSP de Coimbra, viu os juízes do tribunal de Alfragide aplicarem-lhe a efetividad­e da pena, por já ter sido condenado num processo semelhante cometido no desempenho de funções. O adiamento do início do cumpriment­o de pena ficou a dever-se a vários recursos judiciais. No entanto, nenhum teve provimento, e por isso Joel Machado resolveu entregar-se na quinta-feira à tarde na prisão de Évora. Os outros sete colegas também condenados receberam todos penas suspensas.

O agente, agora recluso, deixa no exterior mulher e um filho de sete anos. A companheir­a encontra-se grávida de gémeos, e deverá ‘dar à luz’ em breve. Por isso, o Movimento Zero, que nasceu espontanea­mente e diz reunir elementos de todas as forças de segurança, resolveu lançar nas redes sociais um peditório em favor da família de Joel Machado.

Qualifican­do-o de “grande polícia e militar”, que foi “injustamen­te condenado no chamado ‘processo Alfragide’”, os promotores da campanha divulgaram o IBAN de uma conta bancária. Apelam à concessão de donativos que, prometem, serão entregues à família do agente para assim fazerem face aos 18 meses em que Joel Machado estará detido.

MOVIMENTO ZERO

LANÇA PEDITÓRIO PARA AJUDAR MULHER GRÁVIDA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal