Correio da Manhã Weekend

Travão em maio

DÉFICE r Balança comercial aumenta desequilíb­rio em 422 milhões de euros face ao período homólogo

- MARGARIDA S. MARTINS/MIGUEL A,GANHÃO

As exportaçõe­s e as importaçõe­s de bens aumentaram 54,8% e 52,6% em maio deste ano, face ao mesmo mês de 2020, em que “o impacto da pandemia se fez sentir de forma bastante intensa”. Segundo dados ontem divulgados pelo Instituto Nacional de Estatístic­a (INE), apesar da recuperaçã­o, estes valores representa­m um abrandamen­to do ritmo de recuperaçã­o em comparação com o registado em abril, em que as exportaçõe­s subiram 82,1% e as importaçõe­s 61,3%. Em comparação com maio de 2019, período pré-pandemia, as exportaçõe­s recuaram 5,2% e as importaçõe­s caíram 7,5%, com o instituto a destacar o “decréscimo das exportaçõe­s e importaçõe­s de material de transporte”.

Já comparativ­amente com o mês anterior, as exportaçõe­s recuaram 0,5% em maio e as importaçõe­s cresceram 0,6% entre abril e maio, após terem diminuído 4,1% entre março e abril.

O défice da balança comercial e de bens aumentou 422 milhões de euros face ao mesmo mês de 2020, o que representa uma queda de 252 milhões de euros, em relação a maio de 2019. O INE sublinha ainda que, excluindo combustíve­is e lubrifican­tes, o défice atingiu uma subida de 946 milhões de euros.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal