Correio da Manhã Weekend

RESTAURANT­ES CONTRA CERTIFICAD­OS E TESTES

EMPRESÁRIO­S DIZEM QUE MEDIDA SE TRANSFORMO­U EM PESADELO NOVAS REGRAS JÁ ESTE FIM DE SEMANA COMPLICAM ALMOÇOS E JANTARES SAIBA TUDO SOBRE A NOVA LEGISLAÇÃO EM VIGOR

- BERNARDO ESTEVES

Portugal ultrapasso­u ontem os 900 mil casos de Covid-19 desde o início da pandemia e está numa corrida contra o vírus e contra o tempo para vacinar a população. O País administro­u mais de 611 mil vacinas em quatro dias, entre segunda e quinta-feira, de acordo com a ‘task force’ que coordena a vacinação. Em média, são quase 153 mil doses por dia ou uma vacina dada a cada meio segundo.

Dados colocam Portugal entre os países que, nesta fase, mais estão a vacinar. O País apresentou mesmo dos melhores registos em termos mundiais na primeira semana deste mês. Segundo cálculos da Universida­de de Oxford, disponívei­s na página ‘Our World in Data’, Portugal esteve sempre no top3 dos países que mais vacinaram no Mundo entre os dias 1 e 4 de julho (ver infografia). Foi também o país da União Europeia com melhor registo nesse mesmo período.

Os valores apresentad­os para cada dia representa­m a média de vacinas dadas por 100 pessoas nos sete dias anteriores. Portugal ficou no segundo lugar em termos mundiais nos dias 1 e 2 de julho, só suplantado pela Islândia, e em terceiro nos dias 3 e 4, atrás de islandeses e canadianos. Para o ritmo de imunização se manter, Portugal espera receber cerca de 1,8 milhões de doses até final deste mês - 1,1 milhões da Pfizer, 300 mil da Moderna, 250 mil da Astrazenec­a e 150 mil Janssen, segundo anunciou a ‘task force’.

Entretanto, no que se refere internamen­tos, o relatório das ‘linhas vermelhas’ divulgado ontem pelo Instituto Ricardo Jorge (INSA) indicava que Lisboa e Vale do Tejo, com 82 doentes internados , atingiu 99% do limite de 84 camas de Cuidados Intensivos destinadas à Covid-19. Já o Algarve tem 15 doentes, 150% do limite.

O INSA revelou também que a região Norte tem o maior índice de transmissi­bilidade (Rt), com 1,34, e Lisboa e Vale do Tejo o mais baixo (1,12). O Centro está com 1,23, o Alentejo 1,26, o Algarve 1,21. Foi ontem anunciado que a reunião do Infarmed será dia 27.

LISBOA E VALE DO TEJO COM 99% DAS CAMAS OCUPADAS EM INTENSIVOS

 ??  ??
 ??  ?? Portugal recebe mais
1,8 milhões de vacinas este mês para poder manter ritmo elevado de imunização
contra o SARS-CoV-2
Portugal recebe mais 1,8 milhões de vacinas este mês para poder manter ritmo elevado de imunização contra o SARS-CoV-2
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal