Correio da Manhã Weekend

CUIDADOS INTENSIVOS SOB PRESSÃO EM LISBOA E ALGARVE

NOVO rRegião algarvia já ultrapasso­u limite de camas em Cuidados Intensivos e Lisboa está nos 99% SITUAÇÃO r Há margem para aumentar camas mas outros cuidados de saúde terão de ser afetados

- BERNARDO ESTEVES

Portugal somou ontem mais de três mil infeções pelo quarto dia seguido e a pressão sobre os hospitais atingiu os limites no Algarve e em Lisboa e Vale do Tejo (LVT). Há 144 doentes no País em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), o que representa 59% do limiar definido como crítico de 245 camas ocupadas (a semana passada estava nos 46%).

A região de LVT tinha 82 doentes em Intensivos na sexta-feira, valor que representa­va 99% do limite, restando apenas duas camas, segundo o relatório das linhas vermelhas do Instituto Ricardo Jorge. Ontem esse limiar já terá sido atingido (a DGS não revela a distribuiç­ão por regiões dos hospitaliz­ados).

144 DOENTES EM UCI NO PAÍS REPRESENTA­M 59% DO LIMIAR DE 245 CAMAS

Já o Algarve tinha 15 doentes em UCI, tendo ultrapassa­do o limite de 10 que tinha sido definido. O Serviço Nacional de Saúde pode aumentar as camas em Intensivos para doentes Covid, mas isso deverá afetar doentes com outras patologias. Recorde-se que no pior período da pandemia houve 904 doentes Covid em UCI, a 5 de fevereiro, mais de seis vezes o valor atual.

Entre os 20 concelhos com maior incidência, sete são no Algarve (Loulé, Albufeira, Faro, Lagos, Olhão, Portimão e Silves). No Norte a situação também se está a agravar. Nélson Pereira, responsáve­l da UCI do Hospital de S. João, no Porto, alertou nas redes sociais para o aumento de doentes graves sem vacinação completa.n

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Doentes em intensivos são 144, ainda muito abaixo dos 904 de 5 de fevereiro
Doentes em intensivos são 144, ainda muito abaixo dos 904 de 5 de fevereiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal