Correio da Manhã Weekend

Sporting desmente ministro Cabrita

INQUÉRITO r Governo alega que leões foram únicos a não colaborar

- MIGUEL CURADO/RUI PEDRO VIEIRA

OSporting contradiz o ministro da Administra­ção Interna, Eduardo Cabrita, que disse ontem que o clube foi a única entidade a não colaborar no inquérito da Inspeção-Geral da Administra­ção Interna (IGAI) aos distúrbios que se seguiram aos festejos do título nacional de futebol.

Em comunicado, o Sporting diz que as declaraçõe­s de Cabrita são de “extrema gravidade” e refere: “É lamentável o profundo desconheci­mento que o ministro revela dos factos sucedidos que resultaram na transmissã­o à esfera pública de informaçõe­s que, em nada, correspond­em ao realmente sucedido.” Ou seja: Alvalade alega queprestou­toda a informação.

Antes, o ministro apresentou outra versão, em que apontou o dedo ao Sporting: “A Câmara de Lisboa, a Procurador­ia-Geral da República, os hospitais de Santa Maria e São José enviaram a documentaç­ão à equipa de três elementos (liderada por um juiz) da IGAI. O Sporting nunca o fez”, explicou. “O inquérito apurou ainda que não foram seguidas as indicações de segurança dadas pela PSP para os festejos do título na zona do estádio, como colocação de grades, ou controlo de entradas”, acrescento­u. “Não haverá processos disciplina­res, à exceção do caso de um agente acusado de ferir um civil. Há ainda três inquéritos-crime que a IGAI irá avocar sobre casos concretos”, disse ainda Cabrita. O ministro referiu que foi “abusivo” o recurso ao direito à manifestaç­ão para a festa ao lado do Estádio de Alvalade (outro inquérito que a IGAI irá fazer) e que, por isso, o Governo vai rever a lei da manifestaç­ão, de 1974.n

CLUBE DE ALVALADE DIZ QUE DECLARAÇÕE­S SÃO DE “EXTREMA GRAVIDADE”

 ??  ?? Ministério da Administra­ção Interna apresentou relatório sobre distúrbios que se seguiram ao título dos leões
Ministério da Administra­ção Interna apresentou relatório sobre distúrbios que se seguiram ao título dos leões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal