Correio da Manhã Weekend

Gasolina volta a subir na próxima semana

VARIAÇÃO r Preço médio da gasolina fixava -se ontem em 1,716 euros e o do gasóleo em 1,509 euros MÁXIMOS r Valores estão ao nível do ano de 2012 quando foram atingidos os mais altos já registados

- RAQUEL OLIVEIRA

Opreço da gasolina deverá voltar a aumentar um cêntimo na próxima segunda-feira, não sendo expectável alteração no valor do gasóleo. O preço médio da gasolina fixava-se ontem em 1,716 euros e o do gasóleo 1,509 euros, segundo a Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE).

Os preços dos combustíve­is mantêm-se assim, segundo as contas do ‘Jornal de Negócios’, nos valores mais altos, sendo necessário recuar nove anos para encontrar números semelhante­s. A variação dos preços mostra que o litro da gasolina atingiu o valor máximo em abril de 2012, quando chegou a 1,738 euros por litro, num momento em que o barril de Brent custava mais de 120 dólares.

PAÍSES PRODUTORES AINDA NÃO DISSERAM SE AUMENTAM PRODUÇÃO

Um mês depois, o gasóleo ultrapassa­va a barreira dos 1,5 euros, quando o barril do petróleo tinha baixado para 110 dólares. Nesse ano, o preço médio da gasolina sem chumbo 95 (introduzid­a em 1988) fixou-se em 1,64 euros e o do gasóleo em 1,45 euros. Atualmente, o barril de Brent está acima dos 73 dólares a unidade.

Ainda assim, a justificaç­ão para os aumentos semanais nos postos de combustíve­l continua a ser as cotações internacio­nais, num momento em que ainda está a ser discutido o aumento da produção pela Organizaçã­o dos Países Exportador­es de Petróleo (OPEP), que prevê, para 2022, a retoma para valores pré-pandémicos.n

 ??  ?? É preciso recuar nove anos para encontrar preços tão elevados como os que os automobili­stas estão a pagar agora
É preciso recuar nove anos para encontrar preços tão elevados como os que os automobili­stas estão a pagar agora

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal