Correio da Manhã Weekend

LISBOA PODE ESTAR NO PICO DA QUARTA VAGA. GRUPO DE MÉDICOS E ENFERMEIRO­S CONTRA CONFINAMEN­TO.

META r ‘Task force’ mantém meta de 70% da população vacinada entre 8 e 15 de agosto

- EDGAR NASCIMENTO

Portugal recebe neste fim de semana um reforço de 295 mil vacinas da Janssen, anunciou ontem Henrique Gouveia e Melo. O vice-almirante, coordenado­r da ‘task force’ da vacinação, mantém a meta de 70% da população portuguesa imunizada com a primeira dose na semana entre 8 e 15 de agosto.

No dia em que Gouveia e Melo e a ministra da Saúde, Marta Temido, visitaram três centros de vacinação – Carnaxide, Oeiras, Ouressa, Sintra, e Alcabidech­e, Cascais –, o coordenado­r da ‘task force’ manifestou abertura para continuar a liderar o processo de vacinação caso seja necessária a administra­ção de uma terceira dose das vacinas. “Eu estou sempre disponível. Quem decide a minha disponibil­idade são os meus superiores hierárquic­os, neste caso, as Forças Armadas e, acima das Forças Armadas, o poder político. Eu sou um militar, cumpro o que tiver de cumprir em função dessas ordens que receber”, referiu.

Já Marta Temido afirmou que a cidade de Lisboa poderá estar no pico da pandemia de Covid-19, mas disse serem precisos os dados dos próximos dias para se ter a certeza de que passou “a fase pior”. Segundo o relatório de situação divulgado ontem, Lisboa tem uma taxa de incidência de 831 casos por 100 mil habitantes a 14 dias, sendo o oitavo concelho de todo o País com incidência mais elevada. No topo estão Albufeira (1291), Loulé (1176), Lagoa, nos Açores (1003), Portimão (941) e Lagos (912). Já a cidade do Porto está com uma incidência de 758 casos. Em Sobral de Monte Agraço, a incidência é de 785, mas deve-se em parte a um surto num lar onde foram registados 14 casos.

Todas as regiões do País registam um índice médio de transmissi­bilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 superior ao limiar de 1, mas com uma desacelera­ção do aumento de novos casos de infeção nos últimos dias, revela o relatório do Instituto Ricardo Jorge (INSA). A região Norte é a que tem o Rt mais elevado no continente (1,24), seguindo-se o Algarve (1,15), Centro e Alentejo (1,13) e Lisboa e Vale do Tejo (1,07). O INSA refere que Portugal apresenta uma taxa de incidência entre 240 e 479,9 casos por 100 mil, considerad­a “muito elevada e com tendência crescente”. O Algarve é a região com a taxa mais elevada (806,4), seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (486,6), o Norte (288,5), o Alentejo (211,4), os Açores (194,1), o Centro (187,6) e a Madeira (78,8). No que respeita aos internamen­tos, a ocupação em Unidades de Cuidados Intensivos a nível nacional está a 72% do limiar definido como crítico (245 camas).n

OCUPAÇÃO EM CUIDADOS INTENSIVOS ESTÁ PERTO DO LIMIAR CRÍTICO

 ??  ?? Gouveia e Melo e Marta Temido visitaram três centros de vacinação na Grande Lisboa
Gouveia e Melo e Marta Temido visitaram três centros de vacinação na Grande Lisboa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal