Correio da Manhã Weekend

PORTUGAL PEDIU AUTORIZAÇíO A BRUXELAS PARA ADIANTAR MAIS 300 MILHÕES DE EUROS À TRANSPORTA­DORA AÉREA.

AJUDA rGoverno pede autorizaçã­o a Bruxelas ATRASO rAval a 3,2 mil milhões só em outubro

- SALOMÉ PINTO

OGoverno vai pedir à Comissão Europeia (CE) para injetar na TAP 300 milhões de euros sob a forma de empréstimo no âmbito das compensaçõ­es Covid, adiantou ao CM fonte oficial do Ministério das Finanças. Esta ajuda intercalar, a que se soma ao auxílio de 462 milhões já autorizado por Bruxelas, serve como um adiantamen­to do cheque de 3,2 mil milhões de euros previsto no plano de reestrutur­ação, cuja aprovação deverá resvalar para outubro. Inicialmen­te, o Governo esperava ver o plano aprovado em março.

A CE informou ontem, em comunicado, que decidiu lançar “uma investigaç­ão aprofundad­a sobre os novos auxílios à reestrutur­ação no valor de 3,2 milhões de euros”, dando assim “a

Portugal e aos terceiros interessad­os a oportunida­de de apresentar­em as suas observaçõe­s”. Significa que o plano será colocado em consulta pública durante um mês, depois contam-se mais 30 dias para apresentaç­ão de contra-argumentos. E a decisão só será conhecida daqui por três meses.

Em reação, a TAP afirmou à CMVM que a investigaç­ão é um “procedimen­to normal”, não afetando o auxílio de emergência de 1,2 mil milhões que foi confirmado ontem, depois de o Tribunal Geral da UE ter anulado a autorizaçã­o de Bruxelas na sequência de uma queixa da Ryanair.

No sentido de convencer a UE a aprovar o plano da TAP, o Governo sinalizou que tenciona abrir a porta à entrada de privados, nomeadamen­te a Lufthansa, sabe o CM. Contudo, essa possibilid­ade só acontecerá após a aprovação do plano de reestrutur­ação e na condição de o privado ficar com uma posição minoritári­a.n

COMPANHIA MANTÉM INTERESSE NA ENTRADA DA LUFTHANSA

 ??  ?? Companhia aérea
viu reaprovado o auxílio de emergência de 1,2 mil milhões
Companhia aérea viu reaprovado o auxílio de emergência de 1,2 mil milhões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal